Roberto Testezlaf lança manual técnico
sobre filtros de areia na irrigação localizada

30/04/2014 - 15:35

Professor Roberto Testezlaf, da Feagri e o manuel técnicoEstá sendo lançado pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp o manual técnico Filtros de areia na irrigação localizada, em que o professor Roberto Testezlaf divide a coautoria com os engenheiros agrícolas Fábio Ponciano de Deus e Marcio Mesquita, seus ex-alunos de pós-graduação. Ao tratar dos filtros de areia pressurizados – assim chamados por operarem a pressões maiores que as atmosféricas para atender às várias necessidades dos sistemas de irrigação – o manual técnico mostra suas partes constituintes, aborda princípios de operação, faz a caracterização da areia empregada, discute critérios para seleção e dimensionamento, orienta sobre instalações e operações e mostra como devem ser mantidos e avaliados.

O docente considera significativo o fato de que a publicação tenha sido financiada pela Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação (CSEI) – uma das 28 câmaras setoriais da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abrimaq) –, que congrega indústrias que detêm tecnologia na fabricação de equipamentos destinados à irrigação. Essa câmara tem por objetivo divulgar as boas práticas da irrigação e propor ações e ferramentas que permitam o acesso do agricultor às modernas tecnologias de apoio à produção.

Dos 750 exemplares lançados, 250 se destinam à Câmara Setorial, que os fará chegar às empresas que a constituem e financiadoras da publicação.  Elas os distribuirão aos produtores agrícolas por ocasião da aquisição dos equipamentos. O docente está providenciando a remessa dos demais exemplares às bibliotecas das principais faculdades de engenharia agrícola do país. A publicação, distribuída sem custos, estará também disponível em breve no site do grupo de pesquisa da Feagri, em versões com alta e baixa resoluções.

Origens
A partir de problemas e dúvidas apresentados durante palestras que proferiu sobre irrigação para citricultores, em 2006, o professor Roberto Testezlaf se deu conta de que havia um grande desconhecimento dos produtores sobre as características dos filtros de areia e seu funcionamento. Este foi o ponto de partida para que o docente iniciasse um trabalho sobre o tema na Feagri, dentro de linha de pesquisa “Desenvolvimento e avalição de técnicas, sistemas e equipamento de irrigação”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Tecnológica de Irrigação e Maio Ambiente.

O docente afirma que “a possibilidade da criação de um manual técnico sobre filtros de areia ocorreu, depois de sete anos de estudos, com a finalização de projetos desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação que buscaram contribuir para a melhoria do projeto e do emprego adequado desses equipamentos no campo”.

A publicação se reveste de particular importância quando se sabe que a maior parte das propriedades agrícolas no Brasil precisa utilizar a filtração das águas superficiais para viabilizar a irrigação localizada, pois detritos e impurezas podem causar obstrução nos sistemas de irrigação. A presença de impurezas nas águas superficiais associada à baixa eficiência dos filtros na sua remoção são fatores que causam obstrução de emissores, reduzem a uniformidade de distribuição, afetam o desempenho hidráulico desses sistemas de irrigação, acarretam o aumento dos custos operacionais e geram riscos no rendimento da produção agrícola.