Faculdade de Educação Física recebe
estudantes da RMC para festivais esportivos

29/04/2014 - 15:21

Altman:

Altman: "esportes como atividade de extensão"

Juliana:

Juliana: "uma universidade pública de qualidade"

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp organizou, na manhã desta terça-feira (29), o Festival Esportivo Pibid-Unicamp, evento esportivo direcionado às escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento reuniu, nas dependências da unidade, 170  alunos de ensino fundamental. Eles pertencem à Escola Estadual “Sophia Velter Salgado”, situada no bairro da Vila Teixeira, e à Escola Municipal "Edson de Lima Souto", do bairro San Martin. Na FEF, os estudantes praticaram atividades de vivência em atletismo, handebol, vôlei, basquete, ginástica, lutas, futebol, badminton, circo, dança e de basquete em cadeira de rodas.

Assista vídeo produzido pela RTV

A Virada Esportiva FEF, outro evento de cunho esportivo, ainda ocorre na noite desta terça na FEF, com a participação de 70 alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Geni Rodrigues. As atividades começam às 19h45.

O Festival Esportivo Pibid Unicamp e a Virada Esportiva/FEF são organizados por estudantes da disciplina Educação Física no Ensino Fundamental da FEF e estão sob a coordenação da professora Helena Altmann, docente da mesma faculdade.

Altman, que também é docente do Departamento de Educação Física e Humanidades da FEF, disse que os encontros, embora ocorram em apenas um dia, são bastante amplos. “Se pensarmos nas práticas esportivas como possibilidades educativas, de lazer, ou de treinamentos, eles podem ser considerados como atividades de extensão. Temos estudantes que estão se formando pela universidade e que estão ensinando e aprendendo ao estabelecerem um diálogo com as escolas. Todos ganhamos com essa troca”.

A coordenadora de gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e docente da Faculdade de Educação (FE), Eliana Ayoub, prestigiou o Festival. No local, ela lembrou que o Programa de Formação de Professores vem sendo desenvolvido pela Unicamp desde 2010 e foi iniciado em 2014 com um novo conjunto de subprojetos envolvendo 15 cursos. “Um dos aspectos fundamentais do Pibid é justamente a relação universidade-escola. Esse é o ponto central. Ele tem uma cadeia de sujeitos envolvidos que é muito rica”. O Pibid conta atualmente com a participação de mais de 300 alunos de diversas áreas da Unicamp. Na universidade, ele é coordenado pela Comissão Permanente de Formação de Professores, órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Comissão Central de Graduação (CCG).

Juliana Fagundes Jacó atua como professora/supervisora do Pibid no Colégio “Sophia Velter Salgado”. Para ela, trazer as crianças para a Unicamp é gratificante. “É importante que elas conheçam tudo o que a Unicamp pode oferecer com relação à prática de atividades físicas. Aqui, elas têm acesso a determinados materiais que inexistem nas escolas. É bom que elas saibam que temos uma universidade pública de qualidade onde poderão estudar”.

Nas arquibancadas de concreto, sentados em frente ao campo de futebol da FEF, alunos da Escola Municipal "Edson de Lima Souto" foram categóricos ao afirmarem que, entre as preferências esportivas, o futebol ainda é o número um. Pudera, trata-se de ano de Copa do Mundo, que acontece em estádios do Brasil.