Vigilantes celetistas recebem, a partir
de maio, adicional de periculosidade

28/04/2014 - 16:53

/
Anúncio aos vigilantes

Anúncio aos vigilantes

Oswaldo Grassiotto, da Vrea

Oswaldo Grassiotto, da Vrea

O prefeito do Campus

O prefeito do Campus

A Unicamp começa a pagar, a partir de maio deste ano, o adicional de periculosidade de 30% sobre o salário dos 64 vigilantes do campus contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Os valores não incluem os acréscimos resultantes de gratificações ou prêmios.

O anúncio da medida foi feito na tarde de segunda-feira (28) pelo professor Oswaldo da Rocha Grassiotto, vice-reitor executivo de administração. Ele participou de reunião com a equipe de vigilância da Unicamp no auditório II da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Grassiotto informou ainda que o pagamento do adicional é retroativo a dezembro de 2013, data em que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aprovou portaria regulamentando a medida (Portaria MTE 1.885, de 02/12/13). 

“Trata-se de um alinhamento à legislação, mas é também uma medida que integra amplo conjunto de ações para a valorização da carreira dos nossos vigilantes. Isso se insere na própria filosofia do Programa Campus Tranquilo, que vem sendo construído em conjunto com toda a comunidade”, situou o vice-reitor executivo de administração. 

De acordo com ele entre as medidas de valorização e reconhecimento do profissional de vigilância estão a realização de treinamentos, compra de equipamentos, adequação de infraestrutura e revisão de processos de trabalho. “Queremos que o nosso profissional de vigilância tenha uma retaguarda máxima para que possa desempenhar da melhor forma possível a sua atividade. E isso é um consenso de todas as áreas da Universidade interessadas na questão da vivência do campus”, afirmou.  

Também participaram da reunião, o prefeito do Campus, Armando José Geraldo; e profissionais da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), incluindo os diretores da Divisão de Administração e Pessoal, Everaldo Pinheiro; e de Segurança do Trabalho, João Lourenço Batistuzzo Bertim.