Elza Berquó recebe título de professora emérita na Faculdade de Saúde Pública da USP | AGÊNCIA FAPESP

Cerimônia pública ocorrerá hoje (24/04), às 10 horas; iniciativa busca reparação histórica (foto: Abrasco)

24 de abril de 2014

Agência FAPESP – A demógrafa e estatística Elza Salvatori Berquó, pioneira no estudo de demografia e saúde no país, receberá nesta quinta-feira (24/04) o título de professora emérita da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

A iniciativa é um reconhecimento à contribuição acadêmica da pesquisadora na área de saúde coletiva e faz uma reparação histórica. Berquó foi aposentada compulsoriamente como professora da USP após o Ato Institucional nº 5, de 1968.

Na época, após a aposentadoria compulsória, Berquó ajudou a fundar o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), ao lado de docentes como Fernando Henrique Cardoso e Paul Singer, para dar continuidade a suas atividades de pesquisa no Brasil.

“Como praticamente todos os fundadores, ao ser aposentada compulsoriamente da USP recebi imediatamente convite para sair do país. Mas sentíamos naquele momento que era importante permanecer por aqui, para formar um centro de resistência intelectual e não deixar o vazio crescer ainda mais com a ausência de pesquisadores de ponta nas Ciências Sociais”, afirmou Berquó à Agência FAPESP em 2009, nas comemorações dos 40 anos do Cebrap.

Berquó também é uma das fundadoras do Núcleo de Estudos de População (Nepo), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de ser membro do conselho técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Conselho Consultivo do Censo Demográfico 2010.

“Além do simbolismo por sua trajetória política e pública, a outorga do título de professora emérita a Elza Berquó faz um resgate da importância histórica da produção científica e acadêmica dessa renomada pesquisadora não apenas para a FSP/USP, mas para a demografia e a saúde pública de nosso país”, disse Victor Wünsh Filho, diretor da FSP.

A cerimônia de entrega do título de professora emérita está marcada para as 10 horas e ocorrerá na sala Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP, que fica na Avenida Dr. Arnaldo, 715, em São Paulo. Mais informações: https://www.fsp.usp.br/site/noticias/mostrar/4061.

Assuntos mais procurados