Unicamp
multiplica
por 40 sua
conexão com
a Internet

16/04/2014 - 15:38

/
Gustavo Carvalho e José Raimundo de Oliveira

Gustavo Carvalho e José Raimundo de Oliveira

CCUEC investe em infraestrutura ótica

CCUEC investe em infraestrutura ótica

Área reformada com racks em gaiolas

Área reformada com racks em gaiolas

Até o ano passado, a Unicamp possuía um único link com a Internet, oferecendo a todos os usuários 1Gbps de conexão. Agora esta capacidade de tráfego saltou para 40Gbps, sendo 20Gbps de uso exclusivo da Unicamp, trazendo uma condição bastante confortável tanto para os usuários internos como para os órgãos e instituições parceiras que estão ligados à Internet através da Universidade. “Acabamos de obter um ganho muito grande na estrutura de redes e na velocidade de acesso, ganho que pode ser sentido pela comunidade no acesso à Internet. Um Giga ainda era suficiente para atender a todos, mas multiplicamos a capacidade por 40, um avanço que merece ser divulgado”, anuncia o professor José Raimundo de Oliveira, que responde pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e pelo Centro de Computação (CCUEC). 

Oliveira acrescenta que esta multiplicação da velocidade decorre de um convênio firmado entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e Vivo, em que a Unicamp foi beneficiada. E acrescenta que uma grande reforma foi realizada no TC09, como é denominado o espaço físico que abriga todas as conexões ópticas oriundas dos provedores da Unicamp e também das instituições parceiras, servindo de apoio a diversos projetos de ensino e pesquisa na região de Campinas. “O usuário final fica muito mais confortável para consultar ou baixar um arquivo, mas é interessante ele saber que a conexão de tantos pesquisadores com o mundo passa por aqui. Investimos cerca de 180 mil reais apenas na reorganização da infraestrutura ótica.” 

Gustavo de Oliveira Carvalho, diretor da Divisão de Infraestrutura Computacional do CCUEC, lembra que as instalações no TC09 surgiram ao longo de 15 anos, conforme a infraestrutura exigida para cada projeto, e pouco se pôde fazer em termos de padronização de cabos, distribuidores ópticos e localização das conexões no prédio. “Como os órgãos e instituições é que faziam as instalações de forma desordenada, com o tempo ficou difícil administrar o espaço. Agora criamos racks subdivididos em gaiolas que abrigarão cada projeto, além de promover toda uma reestruturação das fibras ópticas que aqui chegam. Com isso, melhoramos e ampliamos a capacidade de instalação de equipamentos, aumentamos a segurança e facilitamos o gerenciamento.” 

Segundo Gustavo Carvalho, a reforma do TC09 incluiu a ampliação da área física, instalação de forro de fibra mineral, um novo sistema de ar-condicionado, a substituição do gerador por outro de maior potência, e a instalação de um nobreak de 120KW e de um retificador central com capacidade de 100 amperes. “Resta apenas tratar das instalações elétricas, com novos quadros elétricos e circuitos que possibilitarão suprir de energia ininterrupta e energia contínua DC todos os equipamentos instalados no local. É um ganho de qualidade enorme, que prepara a Unicamp para os próximos anos no que se refere à comunicação.” 

Do novo link de 40Gb, a Unicamp tem a exclusividade sobre a metade da capacidade, enquanto outros 20Gb ficam reservados para as instituições selecionadas pela RNP. No âmbito interno da Universidade são atendidos os seguintes projetos: Backbone Unicamp (espinha dorsal da conexão entre as unidades), KyaTera (rede de alta velocidade), Rede Acadêmica de São Paulo (ANSP), Giga (ambiente colaborativo de engenharia), Redecomep (Rede Comunitária de Ensino e Pesquisa), RNP/Vivo e o monitoramento por câmeras do campus.

As outras instituições atendidas são: Embrapa Monitoramento por Satelite, Embrapa Informática Agropecuária, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Prefeitura Municipal de Campinas, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), PUC-Campinas, Funcamp, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Centro Infantil Boldrini, Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria), Faculdades de Campinas (Facamp), Laboratório Regional de Apoio Animal (Lara) e Núcleo Softex Campinas.