Unicamp e Prefeitura de
Campinas firmam acordo

16/04/2014 - 17:04

/
Mesa de autoridades

Mesa de autoridades

O reitor Tadeu Jorge

O reitor Tadeu Jorge

O prefeito Jonas Donizette

O prefeito Jonas Donizette

A Unicamp e a Prefeitura de Campinas assinaram na tarde desta quarta-feira (16) um acordo de cooperação que permitirá o desenvolvimento de ações coordenadas em áreas de interesse das duas instituições. De acordo com o reitor José Tadeu Jorge, o documento preenche uma lacuna que existia nas relações entre a Universidade e a Administração Municipal. “Tenho certeza que esse instrumento induzirá a ações que trarão benefícios para as duas partes e para a sociedade”, avaliou. “A Unicamp é conhecida por gerar e aplicar o conhecimento em benefício da sociedade. Nossa intenção é aproveitar essa competência para desenvolver projetos que melhorem a qualidade de vida da população”, completou o prefeito Jonas Donizette.

Tanto o reitor quanto o prefeito destacaram que o acordo tem um caráter geral. Ele permitirá que a Unicamp e a Prefeitura definam convênios pontuais em diferentes áreas, tais como saúde, educação, esporte e urbanismo. Tadeu Jorge lembrou que já existem ações cooperadas entre as duas instituições, mas que não eram cobertas por um instrumento institucional. “A Universidade é conhecida, entre outros aspectos, por gerar conhecimento novo e por estabelecer relações profícuas com a sociedade. Este acordo descortina enormes possibilidades, em inúmeros segmentos”, reforçou o reitor.

No campo da saúde, continuou Tadeu Jorge, existe a possibilidade de a Unicamp contribuir para a gestão do sistema na cidade e também de assumir a administração do Hospital Ouro Verde. “A Faculdade de Ciências Médicas já se manifestou favorável à proposta. Estamos conversando com a Prefeitura nesse sentido. A tendência é que firmemos um convênio semelhante aos que temos com o Estado, voltados à gestão do Hospital Estadual de Sumaré e dos AMES [Ambulatório Médico de Especialidades]”.

Na mesma linha, o prefeito observou que a Administração Pública tem de estar aberta a colaborações, pois as políticas públicas atuais exigem criatividade e ações inovadoras. “Nada mais natural, então, que buscarmos essa cooperação na Unicamp, que leva a cidade em seu nome e que tem contribuído ao longo da história para o desenvolvimento do município”, considerou Jonas Donizette.

Além do reitor Tadeu Jorge e do prefeito Jonas Donizette, participaram da cerimônia de assinatura do contrato o secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza, que é professor da Unicamp; o coordenador-geral da Universidade, Alvaro Crósta; a pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore, o pró-reitor de Graduação, Luis Alberto Magna; e o chefe de Gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Montagner.