AFPU lança cursos de habilidades
secretariais e de língua inglesa

16/04/2014 - 14:34

Dinâmica de grupo em curso da AFPU

A Unicamp, mediante parceria entre a Agência para a Formação Profissional (AFPU) e o Senac, acaba de lançar o programa de formação de habilidades profissionais para Secretarias, iniciado há cerca de duas semanas com 12 turmas de 30 alunos. Ao todo, serão atendidos 360 funcionários, sendo que o curso terá duração de 64 horas.

Outra boa notícia é que estarão sendo ofertadas semestralmente, pela Agência, 200 vagas para curso de inglês: nível básico, médio e avançado. O curso completo soma nove semestres. Esses dois cursos visam ampliar a oferta de treinamento em todos os níveis funcionais da Unicamp.

De acordo com Maurício Calixto, diretor-executivo da AFPU, esse programa é dirigido a pessoas que atuam em Secretarias de graduação, de pós-graduação, de departamento e de diretoria, tanto de faculdades como de institutos e centros e núcleos. A ideia é habilitá-las, possibilitar a troca de experiências e que todos interessados sejam treinados. "As atividades-fim requerem capacitação para que as pessoas desempenhem cada vez melhor as suas funções, visando qualificar o ensino, a pesquisa e a extensão", disse. As aulas acontecem na sala do PDG.

Inglês
"A Unicamp vive seu processo de internacionalização, sendo, portanto, fundamental a capacitação dos profissionais em diferentes línguas, principalmente o inglês, que é uma língua universal", afirmou Calixto. Este curso, ministrado por dez professores do Senac, está sendo retomado graças a essa parceria AFPU-Senac e foi precedido de uma avaliação de competência linguística para avaliar os conhecimentos dos candidatos. Cerca de 75% deles foram classificados como iniciantes, 16% como nível intermediário e 9% como nível avançado. A AFPU contemplou neste primeiro semestre as vagas para iniciantes e intermediários. Gradativamente, todos serão chamados. Os interessados no curso devem procurar o representante de treinamento das suas unidades ou órgãos.