Maria Angela Meireles é
eleita Fellow da IAFoST

15/04/2014 - 14:56

Maria Angela Meireles, Fellow da IAFoST

A professora Maria Angela de Almeida Meireles, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, foi nomeada Fellow da IAFoST (International Academy of Food Science and Technology), uma divisão da IUFoST (International Union of Food Science and Technology), a instituição mais importante da área de alimentos no mundo. O Brasil já possuía quatro Fellows na Academia: Delia Rodriguez-Amaya, Gláucia Maria Pastore e Jaime Amaya-Farfan, os três da Unicamp, e Franco Maria Lajolo, da USP. E agora o país passa a ter seis brasileiros, com a eleição de mais uma docente da Unicamp e de Maria Beatriz de Abreu Glória, da  UFMG. Foram 43 indicados para 30 vagas.

“Eu fui indicada pela doutora Delia Rodrigues-Amaya, que será presidente da IAFoST no biênio 2014-2016, na condição de primeira mulher a ocupar este cargo. A indicação por uma pesquisadora de renome internacional, por si, já é muito importante”, agradece Maria Angela Meireles, que acaba de receber o Prêmio Capes-Elsevier dedicado a mulheres cientistas. “Ter vencido uma disputa entre pesquisadores do mundo todo é importante para a FEA e um reconhecimento da relevância da minha área de pesquisa, que é a de tecnologias limpas, com ênfase em tecnologia supercrítica para a obtenção de extratos bioativos de plantas nativas e exóticas.”

A iniciativa da IAFoST visa premiar o esforço científico e o elevado padrão de ética entre cientistas e tecnólogos de alimentos, incentivando a divulgação, discussão e interação entre grupos internacionais afins. A Academia serve como fonte de informações e de aconselhamento em atividades internacionais relacionadas com a ciência e tecnologia de alimentos.

A eleição se dá a cada dois anos, com candidatos indicados pelos Fellows, logo antes do Congresso Mundial da IUFoST, que terá sua próxima edição em agosto, em Montreal (Canadá). O evento terá como tema a “Pesquisa que ressoa”, com destaque para o simpósio acadêmico “Visões globais sobre o papel da ciência e tecnologia de alimentos para atender aos desafios sociais e tecnológicos”. Um jantar especial vai marcar o reconhecimento oficial e a introdução dos novos Fellows na instituição.