Finazzi-Agrò recebe título
de 'Doutor Honoris Causa'

15/04/2014 - 14:17

/
Reitor Tadeu Jorge e Finazzi-Agrò

Reitor Tadeu Jorge e Finazzi-Agrò

O intelectual italiano homenageado

O intelectual italiano homenageado

O reitor José Tadeu Jorge

O reitor José Tadeu Jorge

Foot Hardman, do IEL

Foot Hardman, do IEL

O intelectual italiano Ettore Finazzi-Agrò, professor catedrático de Literatura Portuguesa e Brasileira na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Roma “La Sapienza”, recebeu na tarde da última segunda-feira (14) o título de "Doutor Honoris Causa" da Unicamp. A outorga do título, por solicitação do professor Francisco Foot Hardman, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), deu-se em assembleia extraordinária do Conselho Universitário (Consu), na presença do reitor José Tadeu Jorge. 

“É uma grande honra este título que a Universidade Estadual de Campinas acaba de me conceder. Tentarei ficar sempre à altura de tal reconhecimento. Ser professor universitário, sobretudo nesta época atual, numa situação difícil em que se encontra o ensino superior na Europa não é, com certeza, uma tarefa muito gratificante, nem do ponto de vista econômico, nem do ponto de vista do prestígio. Hoje, graças a vocês, sinto, novamente, orgulho da minha profissão e do meu trabalho. Nunca imaginei, em toda a minha carreira, que pudesse receber um título tão prestigioso de uma universidade brasileira tão importante como a Unicamp”, reconheceu o homenageado. 

Ettore Finazzi-Agrò possui extensa e rica produção em estudos sobre a literatura portuguesa e brasileira. Sua pesquisa estendeu-se à épica e à novelística portuguesas do século XVI. É profundo estudioso e conhecedor da obra de Fernando Pessoa, com diversos ensaios sobre o poeta português, além da publicação dos livros O álibi infinito: o projecto e a prática na poesia de Fernando Pessoa e Lettere a Ofelia

Na literatura brasileira sua participação é igualmente extensa e rica: Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Jorge Amado, Antonio Callado, Rubem Fonseca e Nélida Piñon são alguns dos autores estudados. É autor do livro Entretempos. Mapeando a história da cultura brasileira, obra que reúne seus ensaios mais significativos. 

Além da rica produção na pesquisa, o professor italiano se notabilizou por uma ativa participação divulgando a cultura e literatura brasileira, notadamente na Itália, mas também em outras partes do mundo. Há mais de duas décadas Finazzi-Agrò é o executor, pela parte italiana, do convênio entre a Universidade de Roma “La Sapienza” e a Unicamp, acordo internacional marcado por uma fértil colaboração com o Instituto de Estudos da Linguagem. Foi também, em 2001, professor convidado da Unicamp. 

“É satisfação institucional podermos conceder este título de 'Doutor Honoris Causa' ao professor Ettore. Este título representa um reconhecimento a todas as suas contribuições ao IEL, a Unicamp e ao Brasil. Posso dizer que, nós da Unicamp, sentimos muita honra e orgulho em dizer que o senhor é professor desta casa”, afirmou o reitor José Tadeu Jorge. 

Para Francisco Foot Hardman, do IEL, Finazzi-Agrò pode ser considerado um embaixador da cultura brasileira. “Será de justiça chamá-lo - se me permitem essa licença metafórica - ‘il nostro ambasciatore’, tal o seu compromisso, a sua militância político-cultural a partir do eixo possibilitado pelo acordo de cooperação muito bem sucedido entre a Unicamp e a Universidade de Roma ‘La Sapienza’. ‘Il nostro ambasciatore’, embaixador da cultura brasileira, seja no próprio Brasil, seja na Itália ou em vários outros centros europeus, como Portugal, Espanha, Alemanha, França, entre outros, para não falar da América do Norte”, comparou Foot Hardman. 

Também participaram da assembleia extraordinária do Consu, o chefe de gabinete-adjunto da reitoria, Osvaldir Pereira Taranto; a secretária-geral da Unicamp, Lêda Santos Ramos Fernandes; a diretora do IEL, Matilde Virginia Ricardi Scaramucci; o chefe do Departamento de Teoria Literária do IEL, Jefferson Cano; os professores do IEL Alcir Pécora e Maria Betânia Amoroso, que conduziram o homenageado à sala do Consu; além de docentes, funcionários e alunos. A doutoranda do Instituto de Artes (IA), Thaís Nicodemo, fez uma apresentação de piano ao público presente. 

Previsto no Estatuto da Unicamp, o título de Doutor Honoris Causa pode ser concedido a pessoas que tenham contribuído, “de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes; aos que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade ou tenham prestado relevantes serviços à Universidade”. O primeiro título foi concedido, em 1973, ao físico Gleb Vassielievich Wataghin (1899-1986).