A+ A A-

Organização estudantil da FCA promove empoderamento econômico em bairro de Limeira

texto | Cristiane Kämpf

A Enactus Unicamp Limeira, organização estudantil da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, da qual participam também estudantes da Faculdade de Tecnologia (FT), está iniciando um projeto que tem como objetivo promover o empoderamento de mulheres do bairro Geada, em Limeira. O bairro foi criado a dois anos e ainda não possui equipamentos públicos como creches, escolas ou postos de saúde.

A proposta dos alunos é a construção de uma cooperativa de produção de alimentos naturais e saudáveis, feitos através do reaproveitamento e uso dos alimentos como um todo. Na 1ª oficina do projeto ConfeitaGeada, quatro mulheres da comunidade vieram até a FCA e, em conjunto com os estudantes, utilizaram um dos laboratórios do curso de Nutrição, equipado com uma cozinha industrial, para aprender a utilizar um abacaxi em sua totalidade: com a polpa fizeram o suco, com as cascas assaram um bolo e as folhas da coroa viraram enfeite. Além disso, também foram passadas noções sobre cuidados de higiene necessários em estabelecimentos comerciais.

Bolos feitos com casca de abacaxi preparado pelas mulheres do bairro Geada. "Ficou uma delícia!", disse Regina

Regina Maria Savioli dos Santos Silva, 50, mora no Geada há um ano e dez meses e foi uma das participantes. Ela conta que a aula inicial foi muito produtiva e despertou ainda mais seu interesse em aprender coisas novas. "O bolo ficou delicioso. Já ensinei para outras pessoas e inclusive estou incentivando mais mulheres do bairro a participar. Acho incrível a ideia de termos uma padaria aqui no bairro, gerenciada por nós mesmas – vai ser um progresso imenso e acho que pode servir de exemplo para outros bairros", comemora Regina. Ela confessa que não sabe como funciona uma cooperativa popular, mas afirma ter grande interesse em aprender. "Faremos de tudo para que este projeto prospere e cresça", afirma.

Participantes do ConfeitaGeada e alunos da Enacuts Unicamp Limeira, em laboratório de Nutrição da Faculdade

Os conceitos adotados no projeto são baseados no método da permacultura, que alia conhecimentos tradicionais e científicos para proporcionar o desenvolvimento ambientalmente sustentável, socialmente justo e financeiramente viável de uma comunidade.

A 2ª oficina está programada para acontecer neste mês de abril, quando serão desenvolvidas novas receitas e se iniciará o trabalho de capacitação do grupo com noções de negócios para cooperativas populares. O projeto ConfeitaGeada está em estágio inicial, mas há planos futuros. O time de estudantes da Enactus Limeira, que venceu um edital do Walmart e pôde dar início ao projeto, pretende concorrer a outros editais de empresas parceiras da ONG Enactus Brasil, como o da Ford, que oferece R$ 10 mil para projetos que tenham como tema a construção de comunidades sustentáveis. Gabriel Falcini, aluno da FCA, conta que provavelmente vão concorrer para este edital os 42 times Enactus no Brasil, que somam juntos mais de mil estudantes. "Só dois times ganharão o prêmio. É difícil, mas nós vamos concorrer com o ConfeitaGeada e estamos confiantes".

A Enactus Brasil tem times na Esalq-USP, FACAMP, nas FATECs de Americana e Piracicaba, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), UFScar, FGV, UNESP de Assis, no campus da Unicamp em Campinas e em várias outras instituições de ensino superior brasileiras e também estrangeiras, estando presente em mais de 36 países.

Feito com madeira de pallet, portão traz mais segurança à família do bairro

Os estudantes também construíram, em dezembro de 2013, um portão para a casa de Anne, moradora do Geada, usando madeira de pallets que conseguiram gratuitamente em um dos ecopontos da cidade. A ideia inicial do grupo era que o portão fosse construído coletivamente, para que mais moradores do bairro aprendessem como é feito e vissem que é possível transformar uma realidade através de uma ação coletiva. Entretanto, Gabriel conta que a adesão de outros moradores do bairro para construção do portão foi baixa e diz que provavelmente isto se deva ao fato de que o bairro é muito novo e os moradores ainda não se conhecem. "Por isso é importante que haja a formação de uma Associação de Moradores do bairro – ela com certeza vai ajudar a promover essa necessária integração. Nossa intenção é sempre empoderar as pessoas para que elas se tornem agentes na transformação de sua realidade", diz Gabriel.

Alunos da Enactus Unicamp Limeira e a família de Anne, moradora do bairro Geada, lixando os pallets

usados na construção do portão. "Minha casa ficava sem segurança", disse Anne.

A construção do portão continua na cozinha da casa de Anne... A intenção é que todos os moradores se                                         envolvam nas ações da organização estudantil no bairro Geada

Anne conta que o portão a ajudou muito. "Eu e meu marido saíamos para trabalhar e nossa filha de 11 anos ficava em casa, sem portão, o que era perigoso. Agora melhorou muito. Eu não sabia que dava pra fazer um portão com madeira de pallet - muitas vezes a gente tem uma necessidade e não sabe nem por onde começar. Agora já deu pra ver que dá pra fazer coisas úteis com esse tipo de madeira, que é normalmente jogado fora".

Anne e sua filha mostram o portão pronto e protegendo o terreno