Stella Bresciani agora

A professora Josianne Cerasoli

Jorge Coli entrega placa a Stella Bresciani

Público presente à solenidade

A professora Maria Stella Martins Bresciani, do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, recebeu na manhã desta sexta-feira (11) o título de Professora Emérita da Universidade. A sessão solene de outorga da honraria ocorreu durante Assembleia Universitária Extraordinária, realizada na sala do Conselho Universitário (Consu). A solenidade foi presidida pelo reitor José Tadeu Jorge e contou com a presença de membros da Administração Superior, docentes, estudantes, funcionários e familiares da homenageada.

Stella Bresciani é a primeira docente do IFCH a receber o título de Professora Emérita da Unicamp, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Universidade à educação superior. Ela foi saudada inicialmente pela sua colega de departamento, a professora Izabel Andrade Mason, que também foi sua madrinha. Falando em nome do Consu, Izabel Marson destacou que acompanha a vida acadêmica de Stella Bresciani há 45 anos. “A professora Stella tem apresentado ao longo da sua trajetória inúmeras qualidades, entre elas a incansável curiosidade intelectual, a tenacidade na busca por objetivos e a forte formação transdisciplinar”, disse.

Josianne Cerasoli, que também pertence ao Departamento de História do IFCH e foi orientada pela homenageada no mestrado e doutorado, discursou em nome dos alunos e orientados de Stella Bresciani. Ela exibiu no telão os nomes de todos os pós-graduandos que receberam ou recebem orientação da docente. “O convívio com a professora Stella sempre foi muito enriquecedor. De todas as características positivas dela, eu destaco duas: o profundo e reiterado respeito ao modo de pensar e às escolhas de seus orientandos e o incentivo à ousadia. Dela, nós nunca ouvimos um pedido de recuo, mas sim o estímulo do ‘vá em frente’”.

O professor Jorge Coli, diretor do IFCH, lembrou que o trabalho da professora Stella contribuiu de forma decisiva para a consolidação da presença do curso de História e do próprio Instituto nos planos nacional e internacional. “A professora Stella tem prestado um serviço inestimável ao IFCH e à Unicamp”. Na mesma linha, o reitor Tadeu Jorge enfatizou a importância da homenageada nos planos acadêmico e institucional. Ele lembrou que a docente deu uma expressiva contribuição para a criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo por parte da Universidade. “A Unicamp agradece à professora Stella por toda a sua dedicação. Ela certamente vem enriquecer a galeria de professores eméritos da Universidade”, pontuou.

Stella Bresciani agradeceu a concessão do título e as palavras dos que a antecederam. De acordo com ela, os cerca de 40 anos de docência dedicados à Unicamp fizeram com que crescesse como professora, pesquisadora e pessoa. “Como sou uma mulher que tem os olhos voltados para o futuro, continuo esperando por novos desafios e oportunidades”, registrou. A docente ingressou nos quadros da Universidade em 1974. Graduada e pós-graduada pela USP, ela fez dois pós-doutoramentos na França. Participou do grupo que concebeu e iniciou o curso de História na Unicamp, ainda na década de 70. Aposentada desde 2009, a historiadora continua integrando o corpo docente pleno do programa de pós-graduação em História do IFCH.