Projeto Música no Campus: FOP
aprova os eventos culturais e pede mais

11/04/2014 - 16:42

Em meio à agitação e a rotina acadêmica uma pausa para relaxar com musica de boa qualidade. A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebeu a primeira edição do projeto “Música no Campus”, na manhã de sexta-feira, dia 11.

Enquanto acontecia o 12º Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (EPATESPO 2014) e o 11º Congresso Paulista de Odontologia em Saúde Coletiva (Coposc 2014), o Assaí Jazz Band percorria os corredores interagindo com os congressistas e anunciando o início da apresentação da Banda “Praça Onze”. A banda interpretou vários sucessos da MPB, entre eles: Na Glória, de Raul de Barros; Gago Apaixonado, de Noel Rosa; Poder da Criação, de João Nogueira; Brasileirinho, de Valdir Azevedo; Samba do Arnesto e Tiro ao Álvaro, de Adoniram Barbosa.

A FOP trabalha com a ideia de disponibilizar mais eventos culturais para a comunidade. Logo após receber as Intérpretes-criadoras, da apresentação de dança “Sutilezas do Feminino”, Isadora Buonanni e Raíssa Tomasin, do Programa Aluno Artista, do SAE, no fim do mês de maio, logo na sequencia recebe o Projeto Música no Campus.

A aluna Camila Menezes, membro da Comissão de Cultura da FOP, falou da importância da Faculdade receber eventos culturais. “Esses eventos são importantes e nos faz sentir mais parte da Unicamp. Pois há um isolamento físico entre a FOP e o campus de Campinas. Essa é uma forma de integração entre os alunos, além de ser um momento para relaxar e conversar. Além disso, tivemos acesso a outro tipo de musica que não estamos acostumados”, conta.

A professora Vânia Célia Vieira de Siqueira expressou sua satisfação pelo momento de prazer. “Está maravilhoso. Esses momentos culturais devem acontecer mensalmente”, disse. O sentimento é compartilhado pela estagiária do Serviço Social, Viviane Vicente. “Está muito divertido. Gostaria que tivesse mais vezes”.

Enquanto descansa a sombra de uma árvore ouvindo musica de boa qualidade, acompanhada por filho Isaac Miranda, de sete meses, que frequenta o Centre de Convivência Infantil da FOP (creche), Cristina Miranda aprovou o ambiente. “Torna o local gostoso e descontraído”, avalia.

O Projeto Música no Campus, que teve inicio em 2012, retornou em março deste ano, integrando as atividades de recepção aos calouros, e teve grande receptividade da comunidade, revela Denise Tukaça, um das organizadoras do projeto. “A ideia é fazer com que as unidades de Limeira e Piracicaba tenham mais acesso ao projeto. O grupo é formado por ex-alunos da Unicamp que devolvem um pouco do que receberam”, disse.

Assaí: andamento, velocidade musical muito rápida. Açaí: “fruta que chora” numa alusão ao sumo desprendido pelo seu fruto, Apreciada e considerada por muitos como iguaria exótica em várias regiões do Brasil e do mundo.

Pois bem, entre esse trocadilho Assaí Jazz Band posiciona‐se no cenário musical com um repertório de choro e jazz, MPB e bossa nova, samba- canção e baião, pop e o rock etc. Sua formação exótica compõe-se de um saxofone, um trombone e uma percussão, sendo que desse sumo desprende‐se outro estilo de repertório voltado para o choro e samba ou seja, do mesmo fruto componentes diferentes: um violão uma clarineta e um pandeiro.

Em sua performance, destacam‐se ainda dois sabores com muita interação e mistura: no palco, sentados e parados para uma apreciação in loco, estática, um chorinho uma bossa ou um samba‐canção, já na platéia, em pé e andando com uma visão dinâmica, panorâmica e movimentada, se busca influenciar do jazz band tradicional, colorido com sua indumentária dando ênfase ao fino da música brasileira. Enfim, melhor que as palavras, os sons se explicam! Vai querer experimentar?