Docente da
FOP traduz
guia sobre
sedação
inalatória

11/04/2014 - 09:03

José Ranali, docente da Faculdade de Odontologia de Piracicaba

O cirurgião-dentista José Ranali, docente da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, acaba de traduzir em primeira mão para o português a terceira edição do livro Handbook of nitrous oxide and oxygen sedation (Manual de sedação com óxido nitroso e oxigênio), um guia clínico para a prática na área. A obra, cuja tradução foi lançada pela editora da Unicamp, é de autoria de Morris S. Clark e Ann L. Brunick, professores, respetivamente, das universidades de Colorado, em Denver, e de Dakota do Sul, em Vermillion, ambas localizadas nos Estados Unidos. 

“O Conselho Federal de Odontologia [CFO] editou há 10 anos uma resolução que normatiza a aplicação da sedação inalatória no Brasil. Pela falta de um livro para auxiliar os colegas de profissão sobre esta questão, resolvemos traduzir esta obra, um guia clínico com conteúdo suficiente para o aprendizado e aperfeiçoamento na técnica de sedação inalatória com a mistura de óxido nitroso e oxigênio”, situa o professor da Unicamp.

De acordo com ele, a técnica da sedação inalatória na atividade odontológica é fundamental no controle da dor e da ansiedade em pacientes com fobia ao tratamento. Apesar do avanço tecnológico e do conhecimento na área, com tratamentos praticamente indolores, ainda existe uma parcela razoável da população que tem fobia ao tratamento odontológico, admite José Ranali.

“Em uma situação desta, quando o individuo procura o dentista, é porque ele já está com um problema relativamente grave e com uma dor instalada. Acaba sendo muito mais difícil para o profissional tratar esta pessoa. Além disso, se o paciente fica estressado, a tendência é que a dor aumente. Para estes casos, os profissionais podem lançar mão da técnica sedativa por inalação, aliada ao anestésico local.”

A técnica, conforme Ranali, é bastante segura, porque o óxido nitroso (N2O) é utilizado na proporção de 40% junto com 60% de oxigênio. “A depressão no sistema nervoso central é mínima. Durante o tratamento o individuo está bem oxigenado, o que permite que ele responda, inclusive, a comandos verbais. A técnica tem a vantagem de proporcionar uma sedação de indução rápida e, no momento em que o dentista para de administrar a mistura, após cinco minutos o paciente volta a seu estado normal.”

O Manual de sedação com óxido nitroso e oxigênio “é conciso, elaborado e preciso. Eu o recomendo de todo coração aos dentistas, higienistas dentais e outros profissionais da área médica que gostariam de dominar esta técnica ímpar e que têm interesse em aliviar a dor e a ansiedade de seus pacientes”, indica, na apresentação da obra, o diretor da Escola de Estomatologia da Universidade de Pequim, Guang-yan YU, um dos maiores especialistas na área. 

Também colaboraram na tradução, Maria Cristina Volpato, Juliana Cama Ramacciato, Giovana R. Tófilo, Francisco Carlos Groppo, Patrícia Cristine de Oliveira, Eliana Amarante, Evandro Amarante e Rogério Heládio Lopes Motta. 

Serviço:
Manual de sedação com óxido nitroso e oxigênio
Editora da Unicamp, 352 páginas
Preço: R$ 48,00

Comentários

Os autores do livro não poderiam ser melhor representados. O Professor Ranali é uma referência em farmacologia no Brasil e eu sou sua seguidora assídua. Parabéns Professor!!

Email: 
fatimafaraco@terra.com.br