Maria Angela
Meireles
ganha
Prêmio
Capes-Elsevier

09/04/2014 - 10:54

Maria Angele Meireles, docente premiada da FEA

A professora Maria Angela de Almeida Meireles, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), está entre as 10 pesquisadoras do Brasil agraciadas com o Prêmio Capes-Elsevier 2014 – Mulheres Cientistas por terem se destacado na produção científica nacional e mundial. A cerimônia de premiação será no próximo dia 15 de maio, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. “Esta edição presta uma merecida homenagem às mulheres que ganham cada vez mais espaço na produção intelectual brasileira”, afirma Ezequiel Farré, diretor regional da Elsevier S&T para a América Latina.

Maria Angela Meireles considera que, para a comunidade científica, o Prêmio Capes-Elsevier representa um reconhecimento de que a ciência produzida no Brasil está cada vez mais na fronteira do conhecimento. “Para a Unicamp é o reconhecimento de que a pesquisa aqui realizada está alinhada com os desejos da Universidade de se internacionalizar. E, para mim, um reconhecimento dos meus 30 anos de trabalho com pesquisa, ensino e extensão, todos eles a partir da minha contratação como docente em 1983 e, mesmo como graduanda, quando em 1977 publiquei meu primeiro artigo científico em periódico internacional.” 

A docente da FEA coordena o Laboratório de Tecnologia Supercrítica: Extração, Fracionamento e Identificação de Extratos Vegetais (Lasefi), atuando na área de tecnologias limpas, com ênfase em tecnologia supercrítica para a obtenção de extratos bioativos de plantas nativas e exóticas. “Nestes 30 anos de carreira orientei 33 doutorados, 30 mestrados e inúmeros alunos de graduação. Portanto, acredito que minha contribuição seja tanto nas pesquisas como na formação de recursos humanos altamente qualificados. Isto só foi possível devido, dentre outros aspectos, à minha experiência também na extensão, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa em parcerias com empresas dos setores de alimentos, cosméticos e fármacos.” 

Entre os critérios adotados para a seleção das vencedoras do Prêmio Capes-Elsevier estão pesquisas que causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na base Scopus e orientações acadêmicas comprovadas pelo currículo Lattes. Os prêmios contemplam todas as áreas do conhecimento e são promovidos em diversos países latino-americanos. No Brasil, a empresa conta com o apoio constante da Capes, sendo esta a oitava cerimônia de premiação realizada em conjunto pelas duas instituições. 

Também foram premiadas as pesquisadoras Alicia Juliana Kowaltowski (USP), Ana Cristina Gales (Unifesp), Angela Terezinha de Souza Wyse (UFRGS), Bluma Guenther Soares (UFRJ), Maria Inês Schmidt (UFRGS), Maria Rita dos Santos e Passos-Bueno (USP), Maria Valnice Boldrin Zanoni (Unesp), Tatiana Emanuelli (UFSM) e Vanderlan da Silva Bolzani (Unesp).

Comentários

Parabéns, Maria Ângela, pelo Prêmio Capes-Elsevier 2014. Com certeza, muito merecido!

Email: 
everson@feq.unicamp.br