Unicamp recebe visitas de instituições
da Austrália, Cingapura, Reino Unido,
França, Alemanha e do governo da Bélgica

08/04/2014 - 07:45

/
Representantes da Universidade Monash

Representantes da Universidade Monash

Delegação da Universidade de Portsmouth

Delegação da Universidade de Portsmouth

Representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cingapura

Representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cingapura

Membros da Universidade de Tecnologia de Queensland

Membros da Universidade de Tecnologia de Queensland

Vice-ministro, embaixador e cônsul da Belgica

Vice-ministro, embaixador e cônsul da Belgica

Delegação da Escola Normal Superior de Cachan

Delegação da Escola Normal Superior de Cachan

Executivos da empresa Coursera

Executivos da empresa Coursera

A Unicamp recebeu uma série de visitas internacionais na última semana. Na terça-feira (dia 1), esteve na Universidade a delegação da Universidade de Portsmouth, Reino Unido. A comitiva era formada pelos professores David L Ndzi, coordenador internacional da Faculdade de Tecnologia; Dominic Fox, diretor da Escola de Engenharia Civil e Agrimensura, e Dylan Jones, professor de pesquisa operacional e logística. Eles foram recepcionados pelo professor José Pissolato Filho, diretor-associado da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri). A intenção dessa visita foi estreitar relações acadêmicas e identificar áreas onde pode ser possível realizar parcerias, em especial na área de matemática, setor de grande destaque da instituição britânica. Atualmente eles já recebem estudantes de graduação por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras e agora a meta é desenvolver parcerias na modalidade doutorado sanduíche. Em breve será realizado um workshop de pesquisas em conjunto entre a Universidade de Portsmouth e a Unicamp, visando a ampliação de mobilidade entre estudantes e pesquisadores.

Também estiveram na Unicamp, na terça, representantes da Universidade Monash, da Australia. A instituição australiana foi representada por Ali Terai, gerente de recrutamento de estudantes da Faculdade de Medicina, Enfermagem e Ciências da Saúde, e Dhaniel Baraldi, estudante brasileiro do doutorado em ciência biomédica na Universidade Monash. Eles form recebidos pela professora Laura Sterian Ward, assessora da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) para assuntos de Internacionalização. A Unicamp pretende ampliar a colaboração com a Universidade de Monash, que já conta com cerca de 400 brasileiros por meio do Programa Ciências Sem Fronteiras. É uma instituição jovem, com uma boa estrutura para a recepção de estrangeiros. O estudante Dhaniel Baraldi contou a sua experiência em Monash, onde teve facilidades e estrutura necessária para poder colocar seu projeto de pesquisa em andamento, além de destacar o diferencial que é a qualidade de vida na cidade. Na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp foi realizada uma apresentação das oportunidades da Universidade Monash para estudantes da pós-graduação.

E outra visita realizada neste mesmo dia foi da também australiana Universidade de Tecnologia de Queensland. O coordenador de promoções internacional para a Europa e Américas, Patrick Hartney, encontrou-se com o professor José Pissolato Filho, representando a Vreri. A Universidade de Tecnologia de Queensland se destaca entre as instituições de ensino superior jovens, com ênfase especial nas áreas de engenharia mecânica, elétrica e civil. O objetivo da visita é aumentar as parcerias de cooperação no desenvolvimento de pesquisas em conjunto entre as duas instituições.

Já na quinta-feira, dia 3, estiveram na Unicamp representantes da empresa Coursera, responsável por administrar uma plataforma on-line de cursos do tipo MOOC. Uma das fundadoras da empresa, Daphne Koller; o chefe de crescimento internacional Yin Lu e a gerente de mercados internacionais Stephanie Durand se reuniram com o coordenador-geral da Unicamp, professor Álvaro Crósta; o diretor da Rádio e TV Unicamp (RTV), Samuel Oliveira; a assessora da Escola de Extensão da Unicamp, Gláucila Lorenzetti; o professor José Pissolato Filho, assessor da Vreri; professor Max Henrique Machado Costa, assessor da Vreri; professor Dálton Soares Arantes, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, e professor José Armando Valente, coordenador associado do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied). O objetivo da reunião foi explorar oportunidades de colaboração entre Coursera e Unicamp no oferecimento de cursos a distância. A plataforma da Coursera se destaca entre as melhores do mundo e nos próximos meses pode ser assinado um acordo de cooperação para o oferecimento inicial de três cursos por parte da Unicamp, sendo um voltado para o empreendedorismo para brasileiros e estrangeiros, com certificado emitido pelas duas instituições.

Outro destaque nesse dia foi a visita de representantes da Escola Normal Superior de Cachan, França. A delegação foi formada pelo reitor Pierre-Paul Zalio, a vice-reitora de pesquisa Sylvie Pommier, e o responsável pela rede Collège Universitaire Franco-Brésilien Santos Dumont, Hisham Abou-Kandil, acompanhados do adido científico do Consulado da França em São Paulo, Gérard Chuzel. Eles foram recebidos pelo professor João Marcos Travassos Romano, responsável da Unicamp pelo Collège Universitaire Franco-Brésilien Santos Dumont, e pelo professor José Pissolato Filho, pela Vreri. A Unicamp participa desde 2012 do Collège em parceria com a Escola Normal Superior de Cachan e outras instituições brasileiras com a ideia de desenvolver colaborações acadêmicas e de pesquisa entre os dois países. O objetivo da visita foi avaliar essa parceria e ver áreas onde podem avançar, em especial na pós-graduação. A instituição francesa já firmou convênios na área de engenharia. Em breve a Unicamp receberá quatro estudantes franceses de doutorado.

Também na quinta-feira aconteceu a visita da Universidade de Siegen, Alemanha. O grupo foi recepcionado pelo professor Rogério Moura, da Faculdade de Educação, e pelos servidores da Vreri, Angélica Cristina Torresin e Daniel Cantinelli Sevillano. O objetivo da visita foi discutir como as duas instituições podem aperfeiçoar e estabelecer formas de cooperação. Já existe um convênio de intercambio formalizado na qual dois estudantes da Unicamp estudarão em Siegen e dois estudantes alemães serão recebidos em Campinas.

E na sexta-feira (4) a Unicamp recebeu a visita da delegação diplomática da Bélgica, formada pelo vice-ministro dos assuntos estrangeiros, Dirk Achten; o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets; o cônsul geral da Bélgica em São Paulo, Didier Vanderhasselt; o adido econômico e comercial pela região de Flanders, Yves Lapere; o cônsul honorário da Bélgica em Campinas, Damien Grimmelprez; a assistente do consulado belga em São Paulo, Veronique Van den Berg; e vários empresários belgas representando empresas que atuam no Brasil. Eles foram recepcionados pelos professores José Pissolato Filho, pela Vreri, professora Laura Sterian Ward, da PRG, e pelo analista de transferência de tecnologia da Agência de Inovação Inova Unicamp, Elias Borges de Athayde Drummond. A intenção da visita foi conhecer as parcerias já existentes entre Unicamp e instituições da Bélgica, bem como aprimorar os convênios, verificar novas áreas de atuação em conjunto e discutir novas formas de cooperação entre empresas belgas e a Inova Unicamp, com a perspectiva de ampliar as relações. Também foi feita uma apresentação sobre as experiências do Inova com as empresas encubadas na Unicamp, bem como o projeto do Parque Científico e Tecnológico e o que é necessário para a realização de convênios e a instalação de novas empresas. 

E também na sexta-feira a Unicamp recebeu a visita da Agência de Desenvolvimento Econômico de Cingapura (EDB), representada pelo diretor para a América Latina, Alvin Cai, e pela diretora de mercado do escritório de São Paulo, Manoella Cabrera Hernandes. eles foram recebidos pelo professor Max Henrique Machado Costa, da Vreri, e pelo professor Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. A EDB representa o Governo de Cingapura para a intermediação de parcerias estratégicas internacionais no setor acadêmico, industrial e em outros setores da economia. O objetivo da visita foi estabelecer um dialogo inicial sobre as possibilidades de realização de parcerias entre a Unicamp e instituições do país asiático nos setores de energia, tecnologia da informação e comunicação. Cingapura um país com o qual a Unicamp pretende estabelecer laços, em especial com o desenvolvimento de pesquisas em conjunto com outras instituições.