Preac promove aula
inaugural do Curso Exato

08/04/2014 - 13:25

A Unicamp promoveu na noite desta segunda-feira (7) a aula inaugural do Curso Exato, projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) que tem por objetivo contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos dos alunos do ensino médio da rede pública nas áreas de Física, Matemática, Português e Química. A solenidade, realizada no Centro de Convenções, contou com a presença dos participantes do curso e seus pais, além de docentes, monitores e autoridades da Universidade.

Criado em 2008 por iniciativa dos estudantes da Unicamp, o Curso Exato é ministrado por graduandos e pós-graduandos da Universidade, sob a supervisão de docentes. As aulas ocorrem no período noturno, das 19h15 às 22h30, de segunda à quinta-feira, e em algumas sextas-feiras selecionadas, no campus de Barão Geraldo. Este ano, segundo a professora Gabriela Castellano, que coordena a disciplina de Física, foram recebidas 200 inscrições. Os interessados foram submetidos a uma prova que selecionou 100 deles para participar do Exato.

A docente explica que esses alunos serão divididos em duas turmas. A cada dia da semana eles terão aula de uma disciplina, ministrada por um professor e acompanhada por dois monitores. “Essa aula terá duas partes. A primeira será teórica e a segunda, prática. Acreditamos que esse modelo ajudará os estudantes do ensino médio a fixarem melhor o conteúdo proposto”, avalia.

Gabriela assinala que o objetivo do curso não é preparar esses jovens para o vestibular. “A ideia é reforçar o conhecimento deles nas áreas básicas, oferecendo assim uma ferramenta a mais para que consigam entrar na universidade, inclusive a pública”. Até 2013, conforme a docente, o Exato recebia somente alunos do terceiro ano do ensino médio. “A partir deste ano, também estamos recebendo estudantes do primeiro e do segundo ano”.

Além de Gabriela, que é professora do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), também coordenam as disciplinas oferecidas pelo Exato os seguintes docentes: Raquel Fiad (Instituto de Estudos da Linguagem- IEL), Christiane Campos (Instituto de Computação – IC) e Paulo Miranda (Instituto de Química – IQ). “Vale destacar a contribuição de vários outros graduandos e pós-graduandos da Unicamp, que não estão envolvidos diretamente nas aulas, mas que ajudam a organizar o curso e a atualizar o site”, informa Gabriela. Outros aspectos do projeto podem ser conferidos na página do Curso Exato, neste endereço.