Livro lançado esta semana
traduz conceitos da neurociência

08/04/2014 - 09:50

/
O neurologista Li Li Min, organizador do livro

O neurologista Li Li Min, organizador do livro

O livro traduz conceitos da neurociência

O livro traduz conceitos da neurociência

O livro Tecla Sapiens – Neurociência para Todos será lançado na próxima sexta-feira, 11, durante o 1º Encontro sobre Neurociência na Educação Inclusiva, realizado no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Resultado de um projeto coletivo desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) em parceria com o programa Cooperação Interinstitucional de Apoio à Pesquisa sobre o Cérebro (CInAPCe), a publicação organizada pelo neurologista Li Li Min reúne textos produzidos por alunos da segunda turma do curso de pós-graduação lato sensu em Divulgação Científica e Saúde: Neurociências, além de reportagens que fizeram parte da revista ComCiência.

O leitor encontrará artigos, ensaios e uma cartilha elaborada pelos estudantes, também responsáveis pelo planejamento e por todas as fases de concepção do livro. O livro está dividido em três partes: a primeira com os textos que integram a edição Cérebro e Mente, da Revista Eletrônica  ComCiência; a segunda com textos produzidos durante as disciplinas do curso, e a terceira comporta a cartilha sobre as doenças neurológicas.

De acordo com Li Li Min, a neurociência e tudo o que está relacionado ao cérebro despertam muito interesse da população, mas de modo geral as informações que chegam às pessoas são distorcidas, fragmentadas ou envoltas em mitos. “Há uma necessidade de traduzir os assuntos, pois nem sempre as fontes de informação são confiáveis ou, se são, nem sempre a linguagem é acessível”, salientou.

O neurologista acrescenta que há pesquisadores que conseguem traduzir suas ideias, assim como há jornalistas que se atém aos fatos científicos, mas nem sempre é o que acontece. “O livro é resultado desse processo que o Labjor vem desenvolvendo”, afirma Li Li Min. A divulgação científica também estava prevista como estratégia do programa CInAPCe. O livro será lançado após uma série de debates.

SERVIÇO
Lançamento do livro Tecla Sapiens – Neurociência para Todos
I Encontro sobre Neurociências na Educação Inclusiva - 360 graus.
Dia 11/4, 9 às 17 horas
Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Comentários

O evento reunirá pesquisadores, especialistas, educadores, psicólogos, psicopedagogos, alunos interessados em entender como as NEUROCIÊNCIAS está contribuindo de forma efetiva para uma divulgação científica para TODOS. O livro Tecla Sapiens "Neurociências para Todos" , assim como, o programa ABCérebro TV estão dentro das atividades de divulgação ao público em geral interessado nas Neurociências. Inscreva-se para participar do dia 11 de abril, na FCM (Unicamp) deste ENCONTRO para dialogar, refletir e interagir! Esperamos a TODOS! Até logo mais.

Email: 
abcerebro.2013@gmail.com

Essa revista é mas uma obra excelente, pois a população precisa ser informada de tudo que há de pesquisas sobre a mente, alimentação, estilo de vida, vida saudável entre outros temas.

Email: 
pelaesruthneia@gmail.om