Fausto Castilho doa acervo

07/04/2014 - 15:05

O filósofo Fausto Castilho, professor emérito da Unicamp e um dos maiores conhecedores da obra de Martin Heidegger (1889-1976), doou à Universidade o seu rico acervo bibliográfico estimado em 10 mil volumes. Do total das obras, seis mil integram coleções completas de grandes filósofos. O acervo reúne exemplares raros escritos nas línguas maternas dos filósofos fundamentais, como a grega, latina, árabe, italiana, francesa, inglesa e alemã. 
Fausto Castilho em sua biblioteca pessoal, agora doada à UnicampEntre as obras doadas sem ônus à Universidade, está a edição alemã de Sein und Zeit (Ser e Tempo), livro que Castilho se baseou para lançar, no Brasil, a primeira edição bilíngue (alemão-português) daquela que é considerada a obra fundamental de Heidegger. Há também três volumes de The Works, de John Locke, de 1727; edições de Immanuel Kant, incluindo um editado pela Academia Prussiana; além de obras de Schelling, Schopenhauer, Hegel, Nietzsche; Marx; São Tomás de Aquino, José Ortega y Gasset, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Luís Câmara Cascudo, Euclides da Cunha, entre outras.

A constituição da biblioteca pessoal de Fausto Castilho - licenciado em filosofia pela Universidade de Sorbonne, onde foi aluno de Merleau-Ponty, Jean Piaget e Gaston Bachelard – baseou-se em trabalho de aquisições ao longo dos últimos 70 anos, fato que se confunde com a própria história do doador. 

“Eu comecei a formar esta biblioteca há mais de 70 anos quando tinha 14 anos. São, portanto, mais de 70 anos de esforço para construí-la. Ela tem uma característica: as diversas disciplinas presentes no acervo bibliográfico têm sempre uma remissão ao fundamento filosófico que está subjacente a todas as partes deste acervo”, disse Castilho, ao lado da esposa Carmen. Ele assinou o contrato de doação com o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, na última sexta-feira (4), no gabinete da reitoria. 
A assinatura do termo de doação com o reitor Tadeu Jorge“Gostaria de agradecer a confiança na Universidade como recebedora deste acervo, que é um ‘senhor’ acervo. Acho que vai ser extremamente útil para a Unicamp do ponto de vista do ensino e da pesquisa. Mas, certamente, nos honra ainda mais recebê-lo porque se trata de um verdadeiro arquivo de conhecimento”, agradeceu o reitor Tadeu Jorge. 

Também participaram da cerimônia, o coordenador-geral, Alvaro Penteado Crósta; o diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Jorge Coli; o chefe de gabinete adjunto, Osvaldir Pereira Taranto; o linguista e ex-reitor Carlos Vogt; o coordenador do Serviço de Bibliotecas da Unicamp (SBU), Luiz Atílio Vicentini; o procurador-geral Otacílio Machado Ribeiro; a funcionária Teresa Helena Portela e o pesquisador Alexandre Guimaraes. Fausto Castilho agradeceu o apoio do docente do IFCH, Luiz Marques, que não pode comparecer à cerimônia. 

Além dos 10 mil volumes, Castilho doou à Unicamp as estantes que abrigavam a coleção. O mobiliário é considerado antigo e de grande valor histórico. Todo o acervo do filósofo encontrava-se na sua residência em Campinas. A intenção, conforme relatório técnico da SBU, é incorporar parte do acervo à área de Coleções Especiais da Biblioteca Central. 
Cerimônia no gabinete da reitoria
Fausto Castilho e sua obra
Licenciado em filosofia pela Universidade de Sorbonne (Paris, França), Fausto Castilho é um dos fundadores do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (IFCH) da Unicamp. Ele dirige as coleções multilíngues de filosofia e estudos de filosofia moderna e contemporânea da editora da Unicamp. É tradutor, entre outros, de Ser e Tempo (Heidegger), do Manual dos cursos de Lógica Geral (Kant), além de ter escrito as obras: O conceito de universidade no projeto da Unicamp; Considerações em torno do contencioso; e As determinantes da Longa Duração e sua conversação: o impasse.

Leia as matérias sobre Fausto Castilho publicadas pelo Jornal da Unicamp:
Fausto Castilho traduz ‘Ser e Tempo’, obra maior de Heidegger
Fausto Castilho e a gênese da Unicamp
Livro da semana

 

Comentários

Atos maravilhosos: o de Fausto pela doação e desprendimento; o da Unicamp, por acolher esse acervo maravilhoso que será muito útil aos pesquisadores de filosofia e áreas afins!!!

Email: 
jmonzani@uol.com.br