Editora da Unicamp e Saraiva
lançam 103 títulos em e-books

04/04/2014 - 10:32

/
Editora da Unicamp e Saraiva anunciam parceria

Editora da Unicamp e Saraiva anunciam parceria

Tadeu Jorge, diretores da Saraiva e Guimarães

Tadeu Jorge, diretores da Saraiva e Guimarães

A Editora da Unicamp já iniciou a comercialização dos seus livros no formato digital em parceria com a Livraria Saraiva, sendo que 103 títulos já estão disponíveis para download, incluindo de autores clássicos como Voltaire, Diderot e Condorcet. O anúncio da parceria foi feito nesta quinta-feira, na Reitoria, com a participação do reitor José Tadeu Jorge, do professor Eduardo Guimarães, diretor-executivo da Editora da Unicamp, e de Deric Degasperi Guilhen, diretor de Negócios Digitais, e Flavia Helena Dante Alves Bravin, diretora Editorial, ambos representando a Saraiva. 

Já na reunião, Tadeu Jorge pôde acessar os e-books da Unicamp em página específica da Saraivahavendo ainda o caminho pelo site da Editora, onde existe o ícone “Livros Digitais”. “O formato digital coloca a Editora em sintonia com o mundo atual, aumentando a eficiência das nossas ações visando à disseminação do conhecimento. E principalmente porque atinge o público mais jovem, para o qual as obras da Editora serão bem mais acessíveis neste formato do que no tradicional. É um avanço enorme para a Editora e para a Universidade”, opina o reitor. 

Para Eduardo Magalhães, entre os benefícios de lançar livros no formato digital está o de colocar a Editora da Unicamp dentro de um universo com um futuro bastante promissor. “Há várias finalidades, como de diminuir o preço do livro e possibilitar a publicação de conteúdos que não cabem muito bem em papel ou cuja comercialização é potencialmente pequena, mas que merecem ser disponibilizados devido à qualidade. É um caminho no qual pretendemos persistir, inclusive com a criação pelo Conselho da Editora de uma coleção específica para e-books.” 

Comentando a iniciativa por parte da Saraiva, Deric Guilhen afirma que a empresa vê com bons olhos a possibilidade de oferecer acesso e distribuir conteúdos de livros científicos, principalmente com a curadoria de uma editora como a da Unicamp para garantir a qualidade dos títulos. “A parceira é muito importante dentro do nosso conceito, que vem desde o livro físico, de propagação do acervo e do catálogo para garantir acesso a todos de forma rápida e eficiente, onde o cliente (ou aluno) estiver. Assim, vamos quebrando barreiras como de sustentabilidade e de atrasos na entrega do livro tradicional. Precisamos dar este passo e avançar, já que o acesso à informação é cada vez mais online.” 

Além dos títulos que já integram o catálogo da Editora da Unicamp e que também terão a versão digital disponível, os novos automaticamente serão comercializados como livro impresso e livro digital (formato PDF). A exceção fica por conta das traduções. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (19)  3521-7728 ou e-mail vendas@editora.unicamp.br.