Graduação: Civil completa
45 anos e Arquitetura 15

28/03/2014 - 15:15

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp comemorou nesta quinta-feira (27) duas importantes marcas: os 45 anos de criação do curso de Engenharia Civil e os 15 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Houve comemoração com solenidade para lembrar esses feitos no auditório da própria unidade. A cerimônia reuniu professores, funcionários e alunos. O pró-reitor de Graduação da Universidade, Carlos Alberto Magna, presidiu os trabalhos.

O atual diretor da FEC, professor Paulo Barbosa, fez algumas reflexões sobre esse momento especial na vida da faculdade. Ele ressaltou que hoje são 600 alunos na graduação, 400 na pós-graduação, 75 docentes e 77 funcionários. São duas edificações e diversas marcas de excelência, sintetiza. “Nossos cursos são altamente seletivos”, disse.

Alguns outros aspectos compartilhados pelo professor Paulo Barbosa foram o comprometimento com o ensino de qualidade e o desejo de transformação, que muito tem a ver como o espírito crítico da comunidade da FEC.

De acordo com o diretor, na graduação, o curso de Engenharia Civil deu ênfase em formar engenheiros de concepção.  "A nossa unidade também foi a primeira a criar e adotar o curso cooperativo, com alunos estagiando na própria faculdade", revelou. Também o contato com as ciências básicas lhe proporcionou uma visão de interdisciplinaridade, mirando-se nos modelos das Universidades de Princeton e de Harvard, escolas de engenharia e ciências aplicadas.

Nos últimos 15 anos, suas pesquisas têm sido igualmente exploradas na iniciação científica, em programas como o PIC-Jr. e o programa Ciência & Arte nas Férias, entre outros. A expectativa daqui para frente, segundo Paulo Barbosa, é continuar promovendo educação de qualidade, pesquisa e extensão.

Para falar sobre o curso de Arquitetura, a professora Marina Sangoi sublinhou que esse é o segundo em termos de alta demanda da Universidade, com mais de 100 candidatos por vaga no último Vestibular, vindo atrás unicamente do curso de Medicina. "E, na Engenharia Civil, somos o terceiro de maior demanda", contou.

Em sua opinião, essa performance muito se deve à sólida formação tecnológica da FEC. Prova disso, lembrou ela, foi que a primeira turma de Arquitetura e Urbanismo, ao se formar, conseguiu 100% de colocação no mercado de trabalho. “Apesar do nosso curso ser um adolescente [completou 15 anos], nossos alunos são sempre premiados, são os primeiros em concursos e têm as melhores colocações no mercado competitivo.”

“Como aluna da Unicamp, acompanhei a transferência da Faculdade de Engenharia de Limeira (FEL) para o campus de Campinas”, recordou Ana Maria Fratini, assessora da pró-reitoria de Pós-Graduação, na cerimônia representando a pró-reitora Ítala D’Ottaviano. “Vejo que atualmente vocês têm 1.000 alunos no total e há pouco comemoraram a tese mil. São feitos muito importantes para uma faculdade exigente como a de vocês.”

Durante o encontro na FEC, foram convidados a darem os seus depoimentos os ex-diretores João Requena (2001-2006) e Leandro Palermo (1990/1994-2006/2010). Requena falou da satisfação de pertencer à história da FEC e descreveu os pontos altos da faculdade. Depois enfatizou que a graduação sempre foi o carro-chefe da faculdade e que, na pós-graduação, infelizmente as notas da Capes não refletem o esforço e o valor da atuação da unidade. “Precisamos reconhecer os nossos reais parâmetros”, pontuou, chamando a comunidade local de família FEC.

“Tudo o que aconteceu nesses 45 anos foi objetivando a qualidade”, ressaltou Leandro Palermo. “Se aparentemente não apresentamos alguns índices esperados, posso dizer que mais uma vez esses índices não qualificam o que fizemos. Temos nos esforçado muito para superar as expectativas”, realçou ele.

O pró-reitor de graduação recordou que, quando era diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), criava-se o projeto Qualidade na Unicamp e que foi nesse momento que aconteceu a transferência da FEL, de Limeira para Campinas. “Eu me sinto honrado de ter participado de vários momentos dessa unidade: da sua instalação no campus da Unicamp, por figurar entre os cursos de alta demanda no Vestibular e por ser a unidade cujos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura juntos têm a maior procura”, afirmou.

A FEC vem se destacando como uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil. Sua principal característica é o desenvolvimento de trabalho multidisciplinar, onde as atividades de ensino, pesquisa e extensão destacam-se pela amplitude de conhecimento na formação profissional, pelos notórios esforços de cooperação nas áreas de pesquisa, além da integração entre os cursos de graduação e pós-graduação com outras instituições de ensino e pesquisa.