Pesquisadora obtém prêmio com estudo sobre
impactos econômicos do novo Código Florestal

27/03/2014 - 10:35

Um estudo sobre os impactos econômicos do novo Código Florestal rendeu à pesquisadora Paula Bernasconi, do Instituto de Economia da Unicamp (IE), o Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. A distinção foi concedida pela Escola de Administração Fazendária, vinculada ao Ministério da Fazenda, do governo federal. 

Paula Bernasconi desenvolveu a pesquisa como parte de sua dissertação de mestrado defendida recentemente no IE. Ela obteve a 3ª colocação, na categoria profissionais. Em 1º lugar, venceu Christian Rainier Imana, da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UNB), seguido de Rafael de Azevedo Calderon, também da UNB. A pesquisadora da Unicamp foi orientada pelo docente Ademar Ribeiro Romeiro, do Núcleo de Economia Agrícola (NEA) do IE. 
Reserva legal do Estado de São Paulo: objeto do estudo premiado
Estudo
O objetivo do seu estudo foi avaliar a relação de custo-efetividade ecológica do mecanismo de compensação de reserva legal previsto no novo Código Florestal. Conforme a pesquisa de Paula Bernasconi, o Código Florestal constitui-se no principal marco legal para conservação em áreas privadas no Brasil. Uma das exigências desta lei é que as propriedades rurais mantenham uma parte de sua área sob cobertura de vegetação natural, chamada reserva legal. Essa área é destinada à conservação da biodiversidade e à manutenção da provisão de serviços ecossistêmicos. 

A pesquisa avaliou o potencial de aplicação da compensação de reserva legal no estado de São Paulo por meio de uma simulação de impacto utilizando dados empíricos. O trabalho também discutiu os desafios de implementação do instrumento de compensação. Uma das conclusões é que o mecanismo de compensação de reserva legal apresenta uma série de vantagens para os produtores rurais e para a sociedade, o que o torna fundamental para a consolidação da implementação do Código Florestal e da conservação ambiental em áreas privadas. Para acessar o trabalho completo, acesse