A+ A A-

Aluna egressa de Nutrição é aprovada em concurso da Anvisa

 

ligia anvisa 

Ligia Carreli foi aluna da primeira turma de Nutrição da FCA e se formou em dezembro de 2012. Durante seu último estágio curricular obrigatório, em julho de 2012, trabalhou na Vigilância Sanitária de Limeira, experiência que potencializou sua vontade de trabalhar com a saúde pública, identificada também durante as aulas na FCA. Em fevereiro de 2014, Ligia tomou posse do cargo de Técnica em Regulação e Vigilância Sanitária, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em Brasília.

Ela conta que percebeu a importância de sua formação acadêmica durante os meses em que estudou para a prova do concurso federal. “As matérias do núcleo básico fortaleceram o meu poder de argumentação, e utilizei na prova conhecimentos que achava que nunca usaria, como a Lógica”, conta. Segundo a aluna, disciplinas específicas, como Saúde Pública, foram fundamentais para o sucesso no exame – além da visão crítica e autonomia acadêmica que desenvolveu durante a graduação.

Por e-mail, Ligia contou um pouco sobre seu novo trabalho e o caminho que percorreu da FCA até Brasília. Confira!

Explique um pouco sobre a ANVISA...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem a missão promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da produção e de uso de produtos e serviços sujeitos a vigilância sanitária, em ação coordenada com Estados, Municípios e o Distrito Federal, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A ANVISA atua sobre alimentos; cosméticos; saneantes; tabaco; toxicologia; serviços de saúde; medicamentos; produtos para a saúde; sangue, tecidos e órgãos; propaganda; portos, aeroportos e fronteiras.

Quando surgiu a vontade de seguir carreira na saúde pública?

O sonho de trabalhar na saúde pública surgiu durante o meu último estágio curricular (em Julho de 2012), oferecido pela Unicamp, na Vigilância Sanitária (Visa) de Limeira. Nesse estágio tive oportunidade de participar de fiscalizações, ler processos, legislações e aprender sobre o funcionamento da vigilância sanitária. A partir disso decidi que gostaria de trabalhar na Anvisa, a coordenadora de todo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. O diretor da Visa de Limeira me incentivou a começar a estudar, pois o edital do concurso seria publicado no ano seguinte.

Da colação de grau a Brasília

Logo depois da minha colação de grau (Fevereiro de 2013) decidi ir estudar em Brasília, pois é conhecida como a “Capital dos Concursos”, e com certeza eu poderia me dedicar totalmente aos estudos. Foram três meses de estudos intensos, frequentava o cursinho e a biblioteca todos os dias. Neste momento percebi a importância de uma boa formação acadêmica na FCA. As matérias de núcleo básico fortaleceram o meu poder de argumentação, e utilizei na prova conhecimentos que acharia que nunca usaria, como a Lógica. As matérias específicas foram fundamentais para realizar uma boa prova, como por exemplo, a Saúde Pública. Na Unicamp desenvolvi visão crítica na leitura de artigos, também aprendi a ser autodidata e organizar bem os estudos. Desta forma obtive uma boa base para poder estudar para o meu primeiro concurso de nível Federal. Foram muitos os desafios enfrentados, mas com o apoio da família, amigos e namorado consegui enfrentar a barreira de 379 candidatos por vaga, e em Fevereiro de 2014 fui nomeada e tomei posse.

Desde então exerço o cargo de Técnica em Regulação e Vigilância Sanitária que tem, dentre outras atribuições, o suporte e apoio técnico às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle das instalações físicas, da produção e da comercialização de alimentos, bem como à realização de estudos e pesquisas respectivas a essas atividades. Em poucas semanas de trabalho, utilizo elementos da minha graduação para buscar na legislação de alimentos respostas para dúvidas enviadas pela população, Visas municipais e pelo setor regulado. No futuro trabalharei com um projeto diretamente relacionado à área de nutrição. É muito gratificante poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.