Conexão
tem abertura
nesta quarta

18/03/2014 - 11:08

Os músicos Andréia Preta e Edinho Tio Beiço abrem nesta quarta-feira (19), a partir das 17 horas, o projeto Conexão Cultural, evento organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp. A iniciativa, que faz parte do Programa Campus Tranquilo, objetiva promover a integração da comunidade universitária, valorizar a produção artística e cultural interna, explorar os diversos espaços externos dos campi e aproximar a Universidade do restante da sociedade. Embora não tenham vínculo com a Unicamp, Andréia Preta e Edinho Tio Beiço, que navegam nas águas da música popular, serão acompanhados por estudantes do curso de Música do Instituto de Artes (IA). A apresentação será na Praça Central do Ciclo Básico.

De acordo com a coordenadora da CDC, Margareth Vieira Junqueira , o projeto contará com mais duas apresentações neste primeiro semestre, além do show de abertura. “Será uma experiência piloto. A nossa intenção é que no segundo semestre nós já tenhamos uma agenda definida para todo o período. A ideia é oferecer uma atração semanal para o público”, adianta. Segundo Carmen Lúcia Rodrigues Arruda, a Malu, supervisora de Ação Cultural da CDC, o evento pretende abrir espaço para as mais diferentes manifestações artísticas, culturais e esportivas. “Nossa disposição é a de incluir na agenda apresentações de dança, teatro, artes circenses, ginástica, entre outras”, adianta.

Tanto Margareth quanto Malu contam que ficaram surpresas com o número de grupos formados por alunos, funcionários e professores ligados a essas manifestações artísticas, culturais e esportivas, bem como com a quantidade de espaços abertos que podem ser aproveitados para receber as apresentações. “Temos uma produção artística e cultural extremamente rica e locais muito bacanas para promover as apresentações. A ideia é explorar esses dois atributos e oferecer ao público ótimos espetáculos”, acrescenta Malu.

Margareth explica que o horário das apresentações, com início às 17h e encerramento às 19h, foi definido para facilitar a presença do público. “Assim nós conseguimos atingir as pessoas que estão encerrando o expediente do dia e também aquelas que estão chegando para as atividades do período noturno”. Uma das ações previstas dentro do projeto Conexão Cultural, adianta a coordenadora da CDC, é a instalação de equipamentos de ginástica no espaço entre a Casa do Lago e a sede da Funcamp, para a realização de atividades físicas, algumas delas programadas e orientadas por monitores. “Pedimos que à CPO [Coordenadoria de Projetos e Obras] que elabore um projeto nesse sentido”, informa.

Evento: Projeto Conexão Cultural Unicamp
Dia: 19 de março