Pesquisadores participam de

Docentes e pesquisadores

O editor Alberto Moscatelelli

José Gilberto Dalfré, da FEC

Quatro editores e subeditores da revista científica Nature, uma das mais prestigiosas do mundo, ministram na Unicamp até a próxima quinta-feira (20) uma oficina de caráter teórico e prático para os pesquisadores e docentes da Universidade. O objetivo do Workshop Nature na Unicamp é desfazer barreiras entre os produtores do conhecimento (pesquisadores, docentes e cientistas) e as publicações de alto impacto, que possuem enorme repercussão junto aos veículos de comunicação e, consequentemente, junto à sociedade.

Conforme Maria José Jerez, diretora editorial do escritório em Madri do Nature Publishing Group, a iniciativa aborda os principais aspectos e requisitos para publicações de artigos em periódicos de alto impacto. A profissional participou da abertura do evento na manhã desta terça-feira (18) no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Também estavam na oficina, o coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta; a pró-reitora de Pesquisa, Glaucia Maria Pastore; e os três profissionais da publicação: Alberto Moscatelelli, Carolina Pala e Marie Olive.

“A oficina vai cobrir todos os aspectos envolvendo uma publicação científica, desde o início da estruturação de um artigo até a sua publicação final. A partir da nossa experiência editorial podemos afirmar que muitos pesquisadores, mesmo aqueles que já publicaram numerosas vezes, têm alguns conceitos equivocados que podem levar a falhas na concepção da publicação”, antecipou Maria José Jerez.

O foco do Workshop, de acordo com ela, é melhorar não só a qualidade, mas também a quantidade de artigos enviados para publicação. “Muitos pesquisadores não mandam os resultados de seus estudos a revistas de alto impacto. Eles pensam que, por não ser dos Estados Unidos e Inglaterra, não vão ter oportunidade. E não é assim. Em nossa experiência observamos que de muitos outros países vêm artigos de altíssima qualidade”, ressaltou.

Nature na Unicamp é organizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Pró-Reitoria de Pesquisa. A oficina abarca áreas de biomédicas, ciências exatas e das engenharias. Serão abordados em três dias de evento detalhes sobre a linguagem correta da apresentação de um artigo científico, o destaque dos objetivos e dos resultados da pesquisa, o formato do texto, além da qualidade da contribuição.

Para o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, trata-se de um curso de alto nível, visando aumentar o impacto da já excelente produção científica da Universidade. “É uma satisfação muito grande para a Universidade poder oferecer um curso como este para a sua comunidade. É a segunda vez que um evento como este é oferecido no Brasil. A primeira vez foi na Unifesp [Universidade Federal de São Paulo]”, lembrou.

Alvaro Crósta enfatizou que o Nature Publishing Group detém um conjunto de revistas, chamadas de temáticas, que seguem o mesmo padrão da Nature, a publicação principal. A revista é uma das mais antigas do mundo, tendo formado seu prestígio divulgando diversas descobertas científicas que impactaram diretamente na vida em sociedade.

A pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore, agradeceu os editores da revista e os órgãos e profissionais da Unicamp envolvidos com a organização do evento. “A iniciativa de trazer este Workshop para a Universidade é muito importante no sentido da internacionalização da pesquisa produzida aqui na Unicamp, que já de altíssimo nível. E por isso mesmo queremos conhecer mais de perto os critérios da 'Nature' para conseguir mais publicações”, ressaltou.

Inscrito na oficina, o docente José Gilberto Dalfré Filho, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), destacou suas expectativas em relação à oficina. “É um evento de extrema importância, imagino que irá contribuir muito para a área da engenharia civil, campo que atuo. Nós vamos conseguir elevar o patamar da nossa escrita científica e teremos mais facilidade para inserir papers em revistas de alto impacto, não só na Nature. Essa questão tem sido bastante exigida atualmente e temos discutido muito isso na FEC. Tem havido também um incentivo bastante grande para que nós façamos estes cursos”, salientou. (Colaboraram Gabriela Villen e Alexandra Cifuentes)