No Caminhão da Saúde, 80 cursos sobre
técnicas de cirurgia minimamente invasiva

17/03/2014 - 13:29

Cursos são gratuitos, com uma hora de duração

O Caminhão da Saúde fica até o dia 24 no HC

Simuladores cirúrgicos e aparelhos sofisticados

Alunos, médicos residentes, médicos, fisioterapeutas e enfermeiros da Unicamp começaram a participar de 80 cursos no chamado Caminhão da Saúde, unidade móvel educacional da empresa Covidien que está montada desde a manhã desta segunda-feira no estacionamento da área de serviços do Hospital de Clínicas (HC). A carreta é totalmente equipada com simuladores cirúrgicos e aparelhos de alta tecnologia para oferecer treinamento de técnicas de cirurgia minimamente invasiva. Os cursos são gratuitos, com duração de uma hora, e acontecerão até o dia 24 de março, das 9h às 17 horas.

O professor e gastrocirurgião Elinton Chaim considera que familiarizar os alunos e profissionais de saúde da Unicamp com técnicas e equipamentos (alguns ainda não disponíveis na instituição), capacitando-os para as tecnologias mais modernas existentes, é uma das missões de um hospital universitário. Foram Chaim e o professor João Batista de Miranda, da coordenadoria de Administração, que viabilizaram esta parceria entre a Superintendência do HC e a Covidien.

Entre os temas dos cursos estão a ablação de veias de safena e perfurantes por rádio frequência; reparos da parede abdominal: tipos de hérnias e seus tratamentos; vias aéreas artificiais: traqueostomia e aspiração subglótica; exercícios de sutura laparoscópica em simuladores; princípios de eletrocirurgia e fusão de tecidos; instrumentos e grampeadores: aplicações cirúrgicas e endosuturas; e cuidados com pé diabético. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no endereço