Curso de extensão do Laboratório de Biotecnologia é sucesso na FCA

Alunos de diversas Universidades e empresas participaram do curso de PCR em tempo real na FCA

O Laboratório de Biotecnologia (Biotec) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em parceria com a Escola de Extensão da Unicamp, promoveu, de 17 a 21 de fevereiro, o curso de extensão na técnica de PCR em tempo real para análise de DNA. Participantes de diferentes empresas e universidades (Universidade Estadual Paulista; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Estadual de Campinas; Centro de Tecnologia Canavieira e Sakata Seed Sudamérica) frequentaram as aulas, que totalizaram carga horária de 40 horas.

O objetivo do curso, coordenado pelo Professor Dr. Augusto Ducati Luchessi, foi fornecer aos alunos conceitos teóricos e práticos sobre a técnica. PCR (do inglês, Polymerase Chain Reaction) é a sigla para Reação em Cadeia da Polimerase, método capaz de identificar e quantificar DNA ou RNA de amostras biológicas diversas. O PCR em tempo real pode ser utilizado para diversas aplicações, tais como: identificação de doenças genéticas e infecciosas, análise de expressão gênica, análise de organismos transgênicos, rastreamento de contaminantes biológicos de água e alimentos, detecção e quantificação de patógenos, análise de diversidade ambiental, nutrigenômica, análises clínicas, entre outras.

O curso contou com o apoio das empresas Life Technologies, Sigma-Aldrich, Lobov Científica, Bio-Rad e Biotika biotecnologia.

Adriane Antunes, professora de Nutrição da FCA também foi aluna do curso. Confira, abaixo, seu depoimento sobre as aulas.

Eu trabalho no desenvolvimento de produtos com adição de probióticos (microrganismos vivos que são promotores de saúde) e tenho interesse em estudar o efeito da matriz alimentar no ‘delivery’ destas culturas dentro do organismo humano. Para isso eu precisaria usar a técnica de PCR Real Time. O complicado é que eu conhecia a técnica de PRC convencional apenas. Quando tive notícia do curso que abordaria fundamentos e aplicações, e que teria aulas práticas, fiquei muito interessada. O curso foi bem abrangente, permitindo desde uma revisão detalhada da estrutura do DNA e RNA até os macetes de como se desenham primers , do uso bioinformática e de equipamentos. Adorei. O professor Augusto é muito didático e está de parabéns pela iniciativa!”