Cesit recebe medalha do Tribunal
Regional do Trabalho da 15ª Região

12/03/2014 - 09:18

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, conduz, nesta quinta-feira (13), a partir das 17 horas, a solenidade de Abertura do Ano Judiciário do Trabalho da 15ª. Na ocasião, será realizada a tradicional outorga das comendas da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região, com a imposição de insígnias do Grande Colar e Medalha Ouro, contemplando ministros, desembargadores, e procuradores, além de pessoas e instituições que se destacam nos meios político, social e da Justiça. O evento acontece no Plenário Ministro Coqueijo Costa, que fica na Rua Barão de Jaguara, 901, 1º andar, em Campinas. Entre os agraciados está o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, o Cesit, da Unicamp, que será representado pelo professor Anselmo Luis dos Santos.

O Cesit da Unicamp será agraciado com a Medalha Ouro, por indicação do presidente do TRT, desembargador Flavio Cooper. Criado em 1989, o Cesit constitui-se de um conselho formado por representantes do Instituto de Economia da Unicamp e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). O Cesit tem como diretriz a preocupação em aproveitar a experiência das lideranças sindicais nos estudos, sempre com caráter interdisciplinar, reunindo especialmente pesquisadores de diversas formações acadêmicas, desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: pobreza, mercado de trabalho, relações de trabalho, sindicalismo, qualificação profissional, distribuição de renda, salário mínimo, trabalho em micro e pequenas empresas, estrutura social, políticas públicas de emprego e direito do trabalho.

Além das atividades de docência nos cursos de graduação, inclusive nas disciplinas específicas da área de economia social e do trabalho, os professores e pesquisadores do Cesit, desde o início dos anos 90, têm sido responsáveis pela estruturação e desenvolvimento de um curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo, modalidade Pós-graduação "Latu Sensu". Este curso, iniciado em 1992, já formou mais de 200 alunos, em 19 turmas, constituídas por profissionais que atuam na liderança do movimento sindical e social, por servidores do Ministério do Trabalho e Emprego e de outros órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, e por magistrados da Justiça do Trabalho.