Reuniões dão sequência ao
Programa 'Campus Tranquilo'

07/03/2014 - 11:15

Crósta: primeiro encontro ocorre na segunda-feira na FEM

A Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) inicia na segunda-feira (10) as reuniões nas unidades e órgãos dando continuidade à construção coletiva do Programa Campus Tranquilo. O primeiro encontro ocorre às 10 horas, na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). O objetivo é promover uma ampla discussão com a comunidade de modo a reunir diretrizes para a elaboração de uma proposta que deverá ser encaminhada para apreciação do Conselho Universitário (Consu), órgão de deliberação máxima da Universidade. 

“Nossa previsão é finalizar essas reuniões no início de junho, consolidando o documento para submetê-lo ao Consu. O plano deverá se estruturar em um tripé: prevenção, informação e convívio. A ideia é expor os conceitos por trás destes eixos e ouvir a opinião de todos sobre a proposta, colhendo também outras ideias e sugestões”, adiantou o coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta. 

Ele lembrou que em dezembro último a Unicamp deu os passos iniciais para a elaboração do Programa Campus Tranquilo com a realização de um Seminário aberto, que debateu o tema com a comunidade universitária, especialistas do setor, acadêmicos e entidades representativas, como a Associação dos Docentes, Diretório dos Estudantes e Sindicato dos Trabalhadores.  

“A Faculdade de Engenharia Mecânica foi selecionada para o início do ciclo de reuniões. O caso que precipitou o debate, que já constava do nosso Programa de Gestão, aconteceu com um estudante daquela comunidade. Portanto, ela foi diretamente afetada pelo acontecimento trágico que vitimou o estudante Denis Papa Casagrande”, recordou Alvaro Crósta, referindo-se ao assassinato ocorrido em setembro de 2013 durante uma festa não autorizada, realizada no campus da Universidade em Barão Geraldo.

“A partir do Seminário nós já trabalhamos alguns temas que são consenso. Um exemplo no eixo do convívio é que tenhamos eventos culturais em final de tarde e início da noite no campus. Há propostas envolvendo atividades físicas também. O uso do espaço do campus de uma forma mais coletiva é um dos fatores que ajudará na prevenção à violência. Também relacionado ao aspecto preventivo, por exemplo, estamos dando uma atenção à iluminação. Mas ainda há muitas outras questões em aberto, como o modelo de portaria da Unicamp. Nós queremos ouvir a comunidade sobre tudo isso”, salientou o coordenador-geral.

Alvaro Crósta anunciou que nos próximos meses a Unicamp irá disponibilizar um veículo próprio de resgate para atendimento de emergências 24 horas no campus. “É um tipo de ação que apareceu no Seminário de dezembro, que é consenso e visa reduzir o tempo de resgate de uma ocorrência. Há uma série de iniciativas como esta que já estamos tomando, como, por exemplo, o treinamento do nosso corpo de vigilantes, inclusive na área de primeiros socorros”, informou.