Luiz
Guilherme
Pozzi lança
CD e faz
recital no IA

07/03/2014 - 10:44

O pianista Luiz Guilherme Pozzi, que fez seu mestrado no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, acaba de lançar o CD intitulado Brahms & Liszt: Piano Sonatas. A obra, disponível no site e nas lojas físicas da Livraria Cultura, é dedicada a duas grandes sonatas românticas: Sonata Op. 5, de Johannes Brahms, e Sonata em si menor, de Franz Liszt. Além de serem as obras mais extensas desse gênero no período romântico, foram coincidentemente compostas no ano de 1853 e remontam ao encontro histórico entre os dois compositores. O álbum foi gravado ao vivo em maio de 2012, na Capela Santa Maria, em Curitiba.

De acordo com Pozzi, a Sonata em fá menor é a terceira e última composição do gênero que Johannes Brahms dedicou ao piano. Extraordinariamente grande, a obra com cinco movimentos foi escrita por um jovem de 19 anos ainda sob a sombra de Beethoven. “Brahms compôs a Sonata com uma combinação magistral da arquitetura clássica rígida e um espírito romântico livre. Pode-se ouvir claramente em alguns trechos do primeiro, terceiro e quarto movimentos uma citação motívica da quinta sinfonia de Beethoven, as famosas quatro notas. Impressionado pela escrita pianística notadamente sinfônica do heroico primeiro movimento dessa Sonata, Robert Schumann a descreveu como sendo uma ‘sinfonia disfarçada’”, relata o pianista.

Já a Sonata em si menor de Franz Liszt, obra que exige grande virtuosidade, é considerada a mais perfeita criação do compositor húngaro. “Liszt compôs uma grande quantidade de obras programáticas, mas em nenhum momento teria sugerido que esta peça foi construída sobre uma ideia extramusical. No entanto, existe uma grande especulação em torno da origem dessa Sonata, indicando que, influenciado pela leitura do clássico de Goethe, Liszt recontaria musicalmente a lenda de Fausto - o doutor que vende a alma ao demônio e ao final encontra sua redenção através do amor”, diz Pozzi.

O pianista fará uma apresentação no próximo dia 20 de março, no Auditório do IA, a partir das 19h30. Na oportunidade, ele tocará as três últimas sonatas de Beethoven, ao lado de Maurícy Martin, seu orientador no mestrado, e de Gabriella Affonso. O trabalho de pós-graduação de Pozzi na Unicamp tratou da obra do compositor contemporâneo Harry Crowl, mais especificamente sobre seu ciclo de peças para piano intitulado "Marinas”.