Do paradoxo de Verônica
aos brinquedos de Mariana

22/02/2014 - 23:00

Sob os olhares dos primeiros visitantes, Verônica Ribeiro Lima acertava os detalhes do seu último paradoxo, um Cristo esculpido em gelo numa cruz de madeira. Em breve, conforme a graduanda, o Cristo estará esvanecido em água, dando o sentido que quer ao público: “A concepção do gelo é essa: quando a cruz ficar vazia, Cristo estará ressuscitado. É preciso morrer para ter a vida eterna. A maioria dos trabalhos artísticos fala sobre a crucificação. Este não. Ele trata do desfecho”, afirma. 
'Paradoxos da cruz de Cristo' da graduanda Verônica Ribeiro LimaAlém dos “Paradoxos da cruz de Cristo”, de Verônica Ribeiro Lima, o público que visitar a Galeria de Arte da Unicamp até o dia 18 de março poderá apreciar outros 13 trabalhos artísticos produzidos por alunos do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes (IA). São instalações, desenhos, fotografias, figurinos, animações, técnicas em tecido, xilogravuras, livro pop-up, pinturas e animações, como a de Mariana Zancheta.

O vídeo produzido por ela é uma narrativa abordando brinquedos ópticos. “Eu utilizei quatro tipos de brinquedos: o taumatrópio, o zootróscopio, o mutoscópio e o fenasquistiscópio. Apesar de ter o nome de brinquedos, são descobertas científicas da época. É um trabalho bastante introspectivo e que procura provocar para as relações entre infância, passagem do tempo e crescimento”, explica a autora. Mariana Zancheta: narrativa abordando brinquedos óticosA exposição coletiva “Experimentações de Arte em Projeto” é fruto dos trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes que concluíram a graduação em 2013, informa Sylvia Furegatti, organizadora, artista plástica e docente do IA. 
Mostra coletiva, fruto de trabalhos experimentais dos alunos do IA
“Uma exposição coletiva num espaço como a nossa Galeria de Arte, especialmente preparada para alunos que estão entrando na vida artística, é fundamental e é parte do que a Escola deve oferecer. Só estamos respondendo aos trabalhos destes estudantes, com a qualidade que eles merecem ter para terminar uma fase da sua preparação acadêmica e começar uma nova fase”, ressaltou a docente.
Sylvia Furegatti, coordenadora da exposição
Ainda de acordo com ela, a exposição coletiva traz 14 trabalhos individuais dos graduandos que, “embasados na experiência construída ao longo de todo o curso, desenvolveram estes projetos, articulando conhecimentos da teoria e da práxis artística contemporânea.” Neste período, os estudantes aprofundaram questões históricas, estéticas, técnicas e de linguagem pertinentes aos processos de criação e da pesquisa artística.

Coordenador do projeto experimental, dividido em duas disciplinas semestrais, o professor Marco Antonio Alves Valle explicou que a ideia é que estes trabalhos possam iniciar o desenvolvimento profissional, de pesquisa e artístico dos graduandos. “Gostaríamos de fazer um convite ao público para que ele tenha um contato com os trabalhos finais de graduação da área de artes visuais da Unicamp, no sentido de conhecer sobre a Escola e apreciar aquilo que os nossos alunos estão apresentando aqui”, acrescentou. 
Marco do Valle, coordenador do projeto experimental
Participam da mostra coletiva os graduandos Aline Barbosa da Cruz Prudente (orientada pelo docente Ernesto Boccara); Camila Yassuda Martin (orientada pelo professor Paulo Mugayar Kühl); Daniele Akemi Magori, Daniele Shirozono, Leonardo Lin e Mariana Noveli Hardman (orientados por Edson do Prado Pfützenreuter); Laís Baum e Sofia Lotti Carvalho Dias (orientadas por Lúcia Fonseca); Priscila Yanagihara (orientada por Luise Weiss); Verônica Ribeiro Lima (orientada por Marília Machado Brandão Curi); Isadora Fernandes Souza, Patricia Sayuri, Priscila Duarte Guerra (orientadas por Sylvia Furegatti) e Mariana Zancheta (orientada por Wilson Antonio Lazaretti). Também participou como organizadora dos trabalhos a docente Lúcia Eustáquio Fonseca Ribeiro, coordenadora da Galeria de Arte. 

Serviço:
Exposição coletiva “Experimentações de Arte em Projeto”
Local: Galeria de Arte da Unicamp (Praça Sérgio Buarque de Holanda, s/n, prédio térreo da Biblioteca Central Cesar Lattes)
Informações: 3521-6561
Entrada gratuita