Unicamp realiza workshop
com editores da Nature

21/02/2014 - 15:57

A Unicamp, por meio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), promoverá entre os dias 18 e 20 de março o Workshop Nature na Unicamp. O objetivo do evento é contribuir para o aumento do impacto da produção científica da Universidade. O curso, que será ministrado por editores e subeditores da revista Nature, destina-se preferencialmente a docentes e pesquisadores de Centros e Núcleos da Unicamp. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro, no endereço.

O coordenador-geral e vice-reitor da Unicamp, Alvaro Crósta, explica que no mundo acadêmico existem revistas que causam alto impacto junto à comunidade científica, entre elas a Nature e a Science, para ficar nos dois exemplos de revistas científicas multidisciplinares mais conhecidos. Ambas têm políticas bastante criteriosas para a aceitação de artigos. “Nós temos enfrentando com êxito o desafio de produzir ciência de boa qualidade, mas ainda não conseguimos dar a devida visibilidade internacional a essa produção. Isso ocorre, entre outros fatores, porque parte dessa produção é feita em português e publicada em revistas que não têm o mesmo impacto da Nature”, explica.

O que a Universidade pretende com o Workshop Nature na Unicamp, conforme Crósta, é justamente quebrar as barreiras que dificultam a publicação em revistas científicas de alto impacto. “Por isso estamos trazendo editores e subeditores da Nature para transmitir aos nossos docentes e pesquisadores informações importantes sobre o critério de seleção da revista e outros aspectos relacionados à produção e submissão de artigos. O curso será teórico-prático. Ou seja, os participantes vão colocar a mão na massa, trabalhando com seus próprios textos durante o workshop”, adianta.

Crósta afirma que a expectativa é que os resultados do workshop já possam ser sentidos em curto prazo, mas que a medida continuará tendo efeito no longo prazo, visto que os participantes do curso replicarão os conhecimentos adquiridos aos seus colegas e orientandos. O coordenador-geral lembra que a realização do Workshop Nature na Unicamp dá sequência a outras iniciativas do gênero já adotadas pela Universidade.

A pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore, reforça a importância do evento para a ampliação do impacto das pesquisas desenvolvidas na Unicamp. De acordo com ela, estão sendo oferecidas 100 vagas. A ideia é contemplar professores e pesquisadores das áreas biomédicas, ciências exatas e engenharias, nas quais a Nature e as Nature temáticas atuam. “O curso será em inglês e nós estamos orientando os selecionados a participarem dos três dias de curso, visto que as atividades são complementares”, adverte.

Gláucia Pastore informa que a procura pelo workshop já é grande. Até o final da tarde da quinta-feira (20), haviam sido registradas dezenas de inscrições. “Temos sido procurados até por pesquisadores de universidades de outros estados, o que demonstra a relevância da iniciativa”. A pró-reitora de Pesquisa informa, ainda, que os participantes que tiverem artigos em elaboração poderão levá-los para serem discutidos durante o curso. O Workshop Nature na Unicamp será realizado no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), em período integral.