Rede lança prêmio Innovagro 2014

19/02/2014 - 10:40

PRÊMIO INNOVAGROA Rede Innovagro está com inscrições abertas até o dia 17 de março [novo prazo]  para o prêmio Innovagro 2014. Sua proposta é promover a cultura da inovação agroalimentar em nível regional e global. A outorga da distinção será no dia 24 de abril, durante o Seminário Internacional Redes de Inovação em Agroalimentação, no marco do programa internacional de atividades deste ano da Universidade de Córdoba, Espanha.

A realização conta com o patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Pescas e Alimentação (Sagarpa), através da maior associação de agricultores do México, a Cofupro; e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA); e o Campus de Excelência Internacional Agroalimentário (CeiA3), Espanha.

Neste ano, o prêmio terá quatro categorias (tecnológica, institucional, social e organizacional). Poderão participar da iniciativa membros da Rede Innovagro que julgarem ter desenvolvido inovações que ajudarão a resolver alguns problemas que enfrenta o setor agroalimentário.

A Innovagro iniciou em 2011 e reúne dezenas de organizações, a maioria privadas, e produtores. Tem a missão de divulgar o tema de inovação na agricultura. Funciona bem, segundo o professor Sérgio Salles, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, que participa do seu conselho há três anos. Essa rede compartilha experiências inovadoras de sucesso de cerca de 60 organizações que lidam com sistemas nacionais de inovação agrícola no Hemisfério Sul, bem como programas de cooperação e espaços regionais de integração de tecnologia agroalimentar, buscando atender às prioridades dos países.

O seu objetivo é potencializar os processos de gestão de inovação no setor agroalimentário através do intercâmbio de conhecimentos, informações, cooperação técnica e experiências. Para isso, a rede promove espaços de intercâmbio e encontros presenciais e digitais. A Unicamp e a Embrapa são as duas instituições brasileiras que compõem a rede. Para se inscreverem, os participantes deverão enviar seus projetos para a página da Innovagro.