Cotuca transfere aulas para Unicamp

13/02/2014 - 10:55

Colégio Técnico da Unicamp, o Cotuca

As atividades do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) serão transferidas na segunda-feira (17) para o campus da Universidade em Barão Geraldo. A decisão foi tomada ontem (12) pela instituição em razão das obras de restauro no prédio da rua Culto à Ciência, no bairro Botafogo, cujo início está previsto para a próxima semana. Construído em 1918, a estrutura foi tombada como patrimônio histórico e cultural em 2011, e por isso não pode ser reformado ou modificado, embora esteja em constante processo de manutenção. O Cotuca funciona local desde 1967.

As aulas para os 1,9 mil alunos e 50 funcionários do Cotuca passarão a ocorrer provisoriamente nas salas do Ciclo Básico 1 e 2, que oferecem toda estrutura física e pedagógica. Paralelamente, a reitoria está providenciando a locação de um novo espaço, para onde as atividades serão transferidas até a conclusão das obras de restauro.  A medida não causará alteração no calendário escolar e no programa de ensino do Cotuca.

Além de restaurar o prédio da rua Culto à Ciência, a Unicamp iniciará nos próximos meses a construção de novas instalações para o Cotuca, que funcionarão no mesmo terreno e representam um investimento de R$ 4,1 milhões. Ambas as obras estão sendo acompanhadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Campinas (Condepac).

A decisão de transferir as atividades para o campus de Barão Geraldo foi tomada pela direção do Cotuca em conjunto com a reitoria da Unicamp. Não houve intervenção externa e a própria universidade tomou as providências necessárias. As obras de restauro, bem como a conclusão do novo prédio devem ser concluídas dentro de dois anos.

A instituição decidiu transferir as atividades para o campus de Barão Geraldo por medida de precaução. Por ser antigo, o prédio passa por avaliações periódicas pela Comissão Permanente de Obras (CPO) da Unicamp. Na avaliação realizada em janeiro constatou-se avarias no madeiramento do telhado principal, provavelmente em consequência da estiagem prolongada durante o verão. Como há a expectativa de chuvas para o final de semana, considerou-se mais prudente esvaziar o prédio e transferir as atividades para outro local.

Os alunos foram comunicados sobre a transferência na quarta-feira (12) por meio do serviço de orientação educacional. A Unicamp disponibilizará o sistema de ônibus fretado para transportar os alunos durante o período em que as aulas transcorrerem no campus de Barão Geraldo.

Criado em 1967, o Colégio Técnico de Campinas é uma instituição pública de ensino e atua na formação profissional de nível técnico e oferece ensino médio para alguns de seus cursos. O Colégio conta com 1,9 mil alunos, dezoito opções de cursos técnicos e três opções de especialização no nível técnico, sendo que 60% das vagas são oferecidas no período noturno. Todos os cursos regulares oferecidos pelo Cotuca são gratuitos.

Os cursos oferecidos pelo Cotuca abrangem seis grandes áreas (Industrial, Informática, Saúde, Telecomunicações, Gestão e Meio Ambiente). A qualidade de seus cursos é evidenciada pela grande inserção dos formandos no mercado de trabalho e também nas melhores universidades do país.