SAE e veteranos preparam
uma recepção aos calouros

06/02/2014 - 14:30

Guilherme Batistuti, da comissão do Trote da Cidadania

Quando chegarem à Unicamp no próximo dia 20 de fevereiro, data de início do ano letivo de 2014, os calouros serão recepcionados com uma gama de atividades, que estão sendo organizadas tanto pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), quanto por uma comissão de veteranos. Na programação, entrega de camisetas e canecas, ações de valorização da cidadania e do consumo consciente e uma série de apresentações artísticas e culturais. “Estamos trabalhando duro para que os bixos sejam muito bem recebidos”, afirma Guilherme Ribeiro Batistuti, membro da comissão organizadora do Trote da Cidadania, formada por cerca de 30 estudantes.

De acordo com o SAE, as ações para recepcionar os calouros terão início às 10h30 do dia 20, em diversos pontos da Praça do Ciclo Básico I (confira relação completa abaixo). As atividades, que se estenderão durante todo o dia, contemplarão desde apresentações musicais até teatrais. Projetos da quarta edição do Programa Aluno-Artista também serão apresentados. Além disso, estandes do SAE, do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), do Banco Santander e da Secretaria de Turismo de Campinas, além da unidade móvel do Hemocentro, estarão no local.

Na oportunidade, o SAE distribuirá aos bixos, no momento da confirmação da matrícula nas faculdades e institutos, um kit composto por camiseta, folder, vale-foto e vale-refeição. Posteriormente, no dia 27 de fevereiro, ocorrerão mais duas apresentações, dessa vez no Ciclo Básico II: uma do Denis Sartorato Trio e outra do Coral Zíper na Boca. Além do SAE, a comissão organizadora do Trote da Cidadania, formada somente por estudantes, está igualmente preparando diversas surpresas para os calouros.

Conforme Guilherme Batistuti, mais uma vez o Trote vai valorizar iniciativas que ressaltem a importância do compromisso com a cidadania e o consumo consciente. De 24 a 27 de fevereiro, os bixos poderão participar de palestras, mesas-redondas e visitas monitoradas, sendo uma delas a uma cooperativa de reciclagem. Uma das conferências terá como tema o coaching. “A ideia, nesta palestra, é falar sobre como as pessoas podem perseguir os seus sonhos”, antecipa Guilherme Batistuti. Antes disso, no dia 20, os integrantes do Trote da Cidadania distribuirão pipoca, algodão doce e canecas aos calouros.

Programação - SAE

Ciclo Básico I – CB

10h30 às 11h – Sutilezas do Feminino

11h às 11h30 – À Meia Vista

11h30 às 12h00 – Namoras?

Pavilhão do Ciclo Básico II – PB

10h15 às 10h50 – Alvorada

11h às 11h50 – Brecht

12h às 12h30 – Poesia Brasil-Haiti