Entre as jovens melhores

30/01/2014 - 14:46

A Unicamp ficou em 15º lugar na edição 2013/2014 do ranking de 50 melhores universidades fundadas há menos de 50 anos, elaborado pela da organização de consultoria educacional britânica Quacquarelli Symonds (QS). Na versão anterior da lista, a Universidade Estadual de Campinas aparecia na 17ª posição. No ranking de 2012, era a 22ª colocada.

A Unicamp continua a ser a única instituição brasileira nesse ranking. A única outra universidade latino-americana na lista das 50 melhores jovens instituições de ensino superior do mundo é a argentina Universidad Austral, na 36ª posição. O ranking das universidades jovens é dominado por escolas da Ásia, Oceania e do Oriente Médio.

O coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, disse que a universidade recebe a notícia com bastante satisfação. “É um ranking importante para nós, porque compara universidades jovens como a nossa”, disse Crósta. “O resultado é muito bom, não só porque estamos subindo, como porque quase metade da nota vem da reputação acadêmica da instituição, o que significa que a Unicamp vem sendo cada vez mais reconhecida no mundo”.

Crósta lembrou, ainda, que a QS avalia a produtividade acadêmica de modo ponderado – número de citações em relação ao de professores, uma métrica que expõe melhor a produção de instituições que não contam com um corpo docente muito numeroso. “O resultado para nós é extremamente favorável”, disse.

No fim do ano passado, a QS havia divulgado um ranking com as melhores instituições do bloco BRICS – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – no qual a Unicamp aparecia na décima posição.

Os rankings QS são compostos por seis indicadores. A reputação acadêmica da instituição, levantada por meio de uma pesquisa internacional,  é o maior componente, com 40% da nota, seguido pela proporção de professores em relação ao número de alunos (20%), pela proporção de citações acadêmicas por professor (20%), pela reputação da universidade no mercado de trabalho (10%) e pela proporção de professores (5%) e estudantes (5%) estrangeiros.

Veja, abaixo, a lista completa do ranking:

Lista completa do rankig 50 under 50 da QS