Encerramento do CAF

30/01/2014 - 11:08

Mateus dos Santos Nascimento

Turma orientada pela professora Maria Teresa Françoso

Depois de quase um mês de muito aprendizado e interação, os 158 alunos do ensino médio da região de Campinas que participam da 12ª edição do programa Ciência & Arte nas Férias (CAF), oferecido pela Unicamp, estão concluindo os últimos preparativos antes de tomarem parte na cerimônia de encerramento do evento, marcada para esta sexta-feira (31), a partir das 9 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Na ocasião, eles receberão certificados e formarão equipes que apresentarão, na forma de pôsteres, alguns dos trabalhos desenvolvidos no período em que estiveram na Universidade. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Unicamp.

De acordo com o professor Fernando Antonio Santos Coelho, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), organizadora do CAF, a avaliação do programa por parte da Unicamp é muito positiva. Ele destaca que além de aproximar os estudantes do ensino médio da Universidade, a iniciativa também permite com que esses jovens tenham o seu conhecimento enriquecido. “Vários desses estudantes nos enviam e-mails para falar do seu aproveitamento no programa. Na cerimônia de encerramento, uma das participantes dará um depoimento para falar justamente da sua experiência ao longo deste mês”, antecipa o docente.

Invariavelmente, prossegue o professor Coelho, esses secundaristas deixam a Unicamp transformados. A experiência adquirida nas atividades em laboratório, nas oficinas e em eventos artísticos e culturais, diz o docente, faz com que eles tomem gosto pela pesquisa e pelo ambiente universitário. “Eles chegam achando que a Universidade é algo inatingível e saem convencidos de que podem estudar aqui, desde que se dediquem para isso”, afirma o assessor da PRP.

Ainda conforme o professor Coelho, as escolas públicas da região de Campinas indicaram mais de 630 estudantes para participar desta edição do CAF, mas infelizmente a Universidade não teve condições de atender a todos. A seleção se deu por meio da combinação da análise do histórico escolar, da preferência do aluno e da disponibilidade de projetos. “Promovemos atividades conjuntas (oficinas, palestras, visitas), em que foi possível contemplar um dado número de alunos, mas outros projetos são individualizados e exigem acompanhamento integral dos orientadores. Daí, nosso agradecimento e reconhecimento aos docentes e pesquisadores que, por acreditarem no programa, sacrificam seu tempo de férias”, conclui.

Nesta quinta-feira, os “cafianos” que participaram do projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Maria Teresa Françoso (topografia e geodésica), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), estavam reunidos para concluir o relatório final das atividades, bem como o pôster que será apresentado na cerimônia de encerramento do CAF. “Tivemos um excelente aproveitamento. Foi gratificante trabalhar com esses estudantes”, avalia a docente. Para o secundarista Mateus dos Santos Nascimento, da Escola Estadual Professor Alberto Madaljon, de Campinas, o programa foi excelente. “Gostei de tudo: de visitar os laboratórios, de fazer pesquisa e de conhecer pessoas novas”, sentencia.

O professor Diógenes Gontijo, também da FEC, colocou os “cafianos” em campo no penúltimo dia de atividades para que pesquisassem aspectos relacionados à mobilidade urbana. “Eles estão percorrendo o campus e aplicando um questionário para avaliar a qualidade do transporte interno”, detalha. Segundo ele, trabalhar com os estudantes do ensino médio é muito gratificante. “Eles são muito interessados e dedicados. Tanto é assim que selecionei três deles para continuarem na minha equipe, por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr)”, revela.