Tempo de férias, mas
também de defesas

28/01/2014 - 15:27

Lista de defesas da FEEC

Odair da Silva durante a defesa

Virgílio dos Santos apresentando seu trabalho

Na Unicamp, o ano letivo de 2014 terá início em 20 de fevereiro. Isso significa que os alunos da Universidade estão em férias, certo? Nem todos. Alguns estudantes de pós-graduação, por exemplo, aproveitam o mês de janeiro para defender as suas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Somente nesta terça-feira (28), cinco delas foram concluídas, em diferentes faculdades e institutos. “Marquei a defesa da minha tese para janeiro porque foi o período mais conveniente para reunir os integrantes da banca examinadora”, justifica Virgílio Ferreira Marques dos Santos, cujo trabalho foi apresentado na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Nele, o autor propõe uma metodologia para a criação de empresas de base tecnológica.

De acordo com Santos, que se mostrava bastante tranquilo antes da defesa, o fato de aproveitar as férias para finalizar e defender a tese foi uma decisão natural. “Para mim, não representou nenhuma diferença em relação a qualquer outro período. Além do mais, estou acostumado a estudar no Natal, Réveillon e férias”, afirma. Durante a apresentação, o até então doutorando falou sobre a importância da criação de empresas de base tecnológica, destacando a importância delas na geração de produtos e processos inovadores, além de renda e emprego para o país.

Quem também trocou viagem e passeio pela sala de aula foi Odair Jacinto da Silva, que defendeu, logo pela manhã, dissertação de mestrado na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Título do trabalho: “Sensibilidade a variações de perfil operacional de dois modelos de confiabilidade de software baseados em cobertura”. Na plateia, a esposa Cláudia Akiyama acompanhava cada detalhe da exposição e registrava, em fotos, o desempenho do marido.

À entrada do prédio onde funcionam as atividades de pós-graduação da FEEC, um quadro informava que Silva não seria o único a passar pelo mesmo ritual pelos próximos dias. Além dele, outros 11 mestrandos ou doutorandos também programaram suas defesas para os meses de janeiro e fevereiro. Desde 2009, a Unicamp tem registrado mais de 2 mil teses e dissertações defendidas por ano. Em 2012, por exemplo, foram 2.077. Os dados de 2013 ainda estão sendo tabulados, o mesmo ocorrendo em relação aos números de janeiro de 2014. Entre 1971 e 2012, a Universidade soma 39.823 trabalhos de pós-graduação defendidos.