Rádio e TV Unicamp exibe
três novos documentários

24/01/2014 - 14:41

Reprodução da cena de 'Tradição e História do Quilombo de Galvão'

A partir do próximo domingo (26), a Rádio e Televisão Unicamp (RTV) exibe no Canal Universitário de Campinas (Canal 10 da Net), em diversos horários, três novos programas da série RTV DOC, lançada no fim de 2013. A proposta é dar visibilidade à produção audiovisual de toda a comunidade da Unicamp em todas as áreas do conhecimento. Além de integrar a grade de programação, os trabalhos ficam disponíveis no site da RTV.

“O Natal de 1986” resgata a história do incêndio que destruiu o supermercado Eldorado em Campinas, em 24 de dezembro daquele ano. O documentário destaca bastidores e curiosidades da cobertura jornalística da época e foi Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da PUC-Campinas em 2013, sob a orientação da professora Juliana Sangion, também assessora de comunicação da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). 

Já o documentário “Visões de outra roça” foi feito com apoio da Unicamp, em parceria com o consórcio Brasil – Estados Unidos em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. O vídeo, gravado no Nebraska (EUA), narra a história das comunidades locais, estilos de vida e opiniões de professores a respeito de responsabilidade ambiental e desenvolvimento agrícola. Em “Tradição e História do Quilombo de Galvão” pela primeira vez uma equipe de televisão é autorizada a gravar nessa região. A produção, que conta a história de sua criação, cultura e dificuldades, é da própria RTV Unicamp em parceria com a associação de moradores do quilombo. Em 2007, o vídeo foi premiado no 15 º Gramado Cine Vídeo na categoria “TVs Universitárias”. 

Os interessados em apresentar vídeos no RTV DOC podem submeter trabalhos acompanhados de uma proposta com as seguintes informações: título do documentário; nomes dos autores, respectivos vínculos profissionais/institucionais, e-mails e telefones de contato e um breve resumo do vídeo.

Independentemente da data de produção, os documentários serão avaliados por uma comissão interna da RTV que levará em consideração, além da proposta teórica, aspectos técnicos da produção, incluindo qualidade de imagens, roteiro e edição. Os vídeos deverão ter duração de até 30 minutos. Cópias em DVD devem ser enviadas para a RTV (Av. Albert Einstein, 901). Mais informações pelo e-mail divulga@rtv.unicamp.br.