Ex-aluno do IFGW publica
artigo na Nature Communications

19/12/2013 - 14:58

O ex-aluno do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), Davi Ribeiro Ortega, acaba de publicar, como primeiro autor, um artigo na destacada publicação científica Nature Communications. Trata-se de estudos envolvendo o controle das funções celulares, como movimento e desenvolvimento, por um interruptor molecular a partir de simulações de dinâmica moleculares em um computador denominado Anton construído pelo DE Shaw Research, em Nova York.

Ortega foi aluno de graduação do curso de Física na Unicamp de 1999 a 2002 e também realizou parte do doutorado na Universidade, com bolsa Fapesp. No entanto, em 2006 foi para a Universidade do Tennessee e acabou iniciando a pós-graduação novamente. Atualmente, ele desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade do Tennessee e no Oak Ridge National Laboratory (ORNL), nos Estados Unidos.

“A base que adquiri no IFGW permitiu uma mudança abrupta de área. Meu trabalho consiste, justamente, em fazer a ponte entre bioinformática e biologia estrutural com dinâmica molecular”, define Ortega. O artigo também segue assinado pelos pesquisadores Chen Yang, Peter Ames, Jerome Baudry, John S. Parkinson e Igor B Zhulin. O estudo foi realizado a partir de uma parceria entre o ORNL e a Universidade do Tennessee. Contou ainda com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Utah, nos EUA.

Além da Nature, o estudo também figura como destaque da semana no website do laboratório. Na matéria, os líderes da equipe, Jerome Baudry e Igor B Zhulin, descrevem como chegaram aos resultados da pesquisa. Baudry menciona que o trabalho é um exemplo da crescente importância dos experimentos numéricos em biologia. Neste momento, os pesquisadores utilizam o Titan, considerado o segundo maior computador do mundo. O objetivo é expandir as simulações e aumentar o entendimento de como esses interruptores moleculares interagem.

Leia o artigo na Nature Communications