Espaço da Escrita organiza workshop
com representantes da Editora Elsevier

17/12/2013 - 11:41

O professor José Marcos (ao centro) com Welch e Smith

Welch e Smith durante o workshop

Técnicas para submissão de artigos, formatação, elaboração de cover letter, apreciação de pareceres de revisores e seleção de periódicos foram alguns dos temas tratados por Angela Welch e por Richard Lee Smith, da Editora Elsevier. Eles estiveram na tarde do último dia 13 de dezembro, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participando do “Elsevier Author Workshop”.

A Elsevier é líder mundial em publicações de Saúde, Ciência e Tecnologia e responde por 25% de todo o conteúdo científico publicado no mundo, atendendo a uma comunidade de mais de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde. Publica mais de 2 mil periódicos e cerca de 20 mil livros e enciclopédias, e selos como Mosby, Saunders, Churchill Livingstone e da própria Elsevier.

O evento foi organizado pelo Espaço da Escrita, projeto estratégico da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) e reuniu docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação interessados em submeter artigos a periódicos internacionais de alto impacto. O workshop foi aberto pelo professor  José Marcos Pinto da Cunha, assessor da CGU e responsável pelo Espaço da Escrita.

Welch e Smith também falaram sobre direitos dos autores e ética de publicação. Welch respondeu algumas questões ao Portal da Unicamp.

Portal da Unicamp - Esta é a sua primeira vez na Unicamp? Como a senhora se sente realizando este workshop aqui?
Angela Welch - Sim, esta é a minha primeira vez na Unicamp. Eu estou encantada com a oportunidade de receber um dos meus editores neste Workshop de Autores; o Editor do periódico Journal of Supercritical Fluids, Professor Richard Smith, da Universidade de Tohoku, Japão. A Unicamp tem uma forte reputação de excelência na pesquisa realizada no Brasil, e nós estamos muito satisfeitos em ver que tantos estudantes expressaram interesse e estão aqui hoje participando do nosso workshop.

PU - Quais direitos dos autores a senhora acredita não serem sempre respeitados?
Welch - A Elsevier não mede esforços no sentido de honrar, defender e garantir todos os direitos dos autores. As
informações sobre as nossas políticas de respeito aos direitos autorais podem ser encontradas no website.

PU - O que é necessário para a publicação de um artigo de maneira ética?
Welch - Dois princípios chave para a publicação de um artigo de maneira ética são: 1) Toda a pesquisa conduzida e descrita na publicação deve ser original, tanto nos resultados experimentais quanto no texto; 2) Todos os coautores devem estar cientes e ter aprovado a submissão de seus manuscritos.
Detalhes adicionais sobre ética nas publicações podem ser encontrados no Guia para Autores de cada periódico em um link localizado na homepage do periódico; e também na nossa página especialmente dedicada à ética.

PU - Quais publicações a senhora destacaria no campo científico?
Welch -A Elsevier publica periódicos de ponta, que são lideres em diferentes áreas de pesquisa da ciência, como: tecnologia, medicina e engenharia. As homepages dos nossos periódicos destacam os objetivos e escopo de cada um, além de métricas, como o fator de impacto e os artigos mais citados/descarregados. Isso ajuda os nossos autores e leitores a avaliar cada periódico no âmbito de suas comunidades de pesquisa.

Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-6649 ou e-mail workshops.escrita@reitoria.unicamp.br