Unicamp inaugura espaço
especial para as crianças

13/12/2013 - 12:10

Tadeu: “sistema educativo mais qualificado”

Ademir: “união de esforços permite enriquecimento”

Cristiane: “um sonho realizado”

O Grupo de Estudos de Educação Física

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, inaugurou nesta manhã, o Espaço para a Criança Criar “Cri Cri”. Fruto de parceria entre a Divisão de Educação Infantil (Dedic) da Universidade e a Faculdade de Educação Física (FEF), a nova instalação destina-se à prática de atividades lúdicas e físicas. O novo espaço, que objetiva atender crianças até seis anos de idade, está instalado em uma sala com 60 metros quadrados e fica no 3º andar do Centro de Convivência Infantil (Ceci). Dispõe de trampolim acrobático, cama elástica, pneus e tem o chão revestido para que as atividades sejam desenvolvidas com total segurança. No evento, Acauã Oliviera e Mariane Marton, do Grupo de Ginástica da Unicamp (GGU), fizeram apresentação acrobática.

“Trata-se de mais uma etapa de qualificação e de resgate da qualidade que os nossos programas educativos devem ter. Tudo o que está acontecendo indica que estamos caminhando para que tenhamos um sistema educativo cada vez mais qualificado. Esse projeto, especificamente, ataca uma questão central de preocupação que é a cultura da atividade física. Fazer com que as crianças incorporem esse hábito de praticar atividade física desde cedo é extremamente importante para evitar sobrepeso e obesidade, nas etapas seguintes da vida. Isso significa qualidade de vida, um futuro melhor para todos”, disse, na cerimônia, o reitor Tadeu Jorge.

Para Cristiane Tourinho, diretora geral da Dedic, a criação do novo espaço é importante não só para as crianças como também aos alunos que integram o Grupo de Estudos de Educação Física no Desenvolvimento Intanfil (GEEFIDI) da FEF. “Eles vão acompanhá-las e isso é importante para o desenvolvimento delas”. Durante a cerimônia, Tourinho ressaltou a importância do novo espaço e do apoio que vem recebendo da FEF, da Reitoria da Unicamp e da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH). “É um sonho realizado”, disse, emocionada.

O professor Ademir de Marco, docente da FEF, lembra que a parceria entre a unidade com os espaços da Dedic já existe há 20 anos. “Ela vem dando certo há muito tempo. Semanalmente, os alunos do Prodecad estão na FEF praticando atividades esportivas e recreativas como futebol, basquete, escalada, natação e atividades lúdicas. Na FEF, assim como no Ceci, contamos com o acompanhamento dos alunos de graduação para a realização destas atividades. Essa união de esforços permite um enriquecimento para ambas as partes”.

Também participaram do evento, Maria Aparecida Quina de Souza, coordenadora da Diretora Geral de Recursos Humanos (DGRH), alunos do Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil (GEEFIDI), autoridades da FEF, professoras e funcionárias da Dedic.