Pós se destaca em avaliação

13/12/2013 - 09:24

Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano

Dos 76 cursos de pós-graduação oferecidos pela Unicamp e avaliados pela Capes no mais recente ciclo trienal, 56, ou 73%, ficaram na faixa de notas de 5 a 7, o que os classifica como muito bons ou excelentes. Os cursos avaliados com nota 6 ou 7 são considerados de excelência, com padrão internacional. A Unicamp tem 33 nesta faixa, o que corresponde a 43% do total de pós-graduações avaliadas da universidade.  

Confira os cursos da Unicamp avaliados

A Capes realiza uma avaliação trienal dos cursos de pós-graduação do país, dando a cada um deles uma nota que vai de 1 a 7. Dos cursos da Unicamp avaliados, oito obtiveram aumento na nota no último ciclo, sendo que dois deles – Ciência da Computação e Tocoginecologia – passaram de nota 6 para 7. Outros sete cursos tiveram redução de nota mas, segundo a pró-reitora de Pós-Graduação Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano,  vários pretendem recorrer do resultado.

A menor nota de um curso de pós-graduação da universidade é 3, que representa desempenho regular, dada a três cursos, ou 4% do total avaliado.

A Capes fez o anúncio do resultado dessa mais recente avaliação trienal – que abrangeu os anos de 2010, 2011 e 2012 – no dia 10 de dezembro. Ao todo, foram avaliados 5.082 cursos, de 3.337 programas.

Os dados foram apresentados à imprensa e a membros do Conselho Superior da Capes pelo ministro da Educação, Aloisio Mercadante, na tarde do dia 10. No mesmo dia houve, também com a presença do ministro e da pró-reitora Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano, a cerimônia de entrega dos Prêmios Capes para as melhores teses de doutorado de 2012. A Unicamp recebeu oito prêmios e nove menções honrosas, além de conquistar o Grande Prêmio Zeferino Vaz da área de Ciências Biológicas e o Prêmio Instituto Paulo Gontijo de Química.

Comentários

Itala congratulo-me com você e a pró-reitoria da pesquisa pela divulgação e balanço dos bons resultados obtidos por nossos programas de pós-graduação no último triênio. Parabéns à comunidade Unicamp.

A CAPES alterou alguns coeficientes e parâmetros utilizados nas fórmulas de certos índices, bem como algumas faixas de classificação, nos critérios de avaliação, "a posteriori" - isto é, após o período de trabalho avaliado. Tais modificações nos critérios não foram informadas com antecedência, nem foram apontadas para que as coordenações preparassem um esforço dentro de um horizonte para atingirem metas que satisfizessem os novos critérios. A volatilidade dos critérios da Capes não condiz com uma gestão transparente e não permite às coordenações desenvolverem um planejamento de longo prazo.