Solenidade entrega
Prêmio Zeferino Vaz

09/12/2013 - 16:07


A Unicamp entregou, na manhã desta segunda-feira (9), no Centro de Convenções da Universidade, o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”. A honraria é atribuída anualmente aos docentes ativos que atuam na universidade em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que se destacaram em suas funções de docência e pesquisa. Na mesma solenidade, uma Assembleia Universitária Extraordinária, foram entregues ainda o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, o Prêmio de Mérito Científico do XXI Congresso de Iniciação Científica (Pibic) da Unicamp e o Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação.

Vídeo do evento

Compuseram a mesa José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp; Alvaro Penteado Crósta, coordenador-geral da universidade; Tereza Dib Zambon Atvars, pró-reitora de Desenvolvimento Universitário; Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa; João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; Ítala Maria Loffredo D’Otaviano, pró-reitora de Pós-Graduação; Jun Takahaschi, que representou o pró-reitor de Graduação Luis Alberto Magna e Milton Mori, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp.

“Talvez uma das facetas mais importantes da política universitária é o reconhecimento do mérito, e as premiações focam exatamente esse conceito. A universidade reconhece aqueles que se destacam nas suas unidades, nas suas áreas e aqueles que se destacam nas atividades-fim da universidade. Essa distinção é muito importante tanto para as pessoas quanto para a vida institucional da Unicamp. E poder reunir todas as premiações em um único momento tem um significado de que a universidade considera essas atividades todas com a mesma importância, com o mesmo grau de significado e com base no conceito da indissociabilidade ensino, pesquisa e relações com a sociedade. É um momento importante para a universidade. Coincide com o encerramento do ano letivo, que é a função primordial da universidade, e faz com que as pessoas sejam realmente destacadas pelo trabalho, mostrando, para as pessoas externas à universidade, como nós construímos com tanta precisão e qualidade uma instituição como a Unicamp”, disse na solenidade o reitor José Tadeu Jorge.

Receberam o Prêmio “Zeferino Vaz” 17 docentes. Os certificados foram entregues pelo reitor Tadeu Jorge e pelo coordenador-geral Alvaro Crosta. Conheça os premiados:
Silvio Donizeti de Oliveira Gallo – Faculdade de Educação
Gabriela Alves Macedo – Faculdade de Engenharia de Alimentos
Ariovaldo Denis Granja – Faculdade de Engenharia Civil, Arquiterura e Urbanismo
Edson Bim – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Roberto Rodrigues Paes – Faculdade de Educação Física
Rodnei Bertazolli – Faculdade de Engenharia Mecânica
Everson Alves Miranda – Faculdade de Engenharia Química
Antônio Carlos Pereira – Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Lygia Arcuri Eluf – Instituto de Artes
Everardo Magalhães Carneiro – Instituto de Biologia
Flávio Keidi Miyazawa – Instituto de Computação
David Dequech Filho – Instituto de Economia
Omar Ribeiro Thomaz – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Marco Aurélio Pinheiro Lima – Instituto de Física “Gleb Wataghin”
Maurício Compiani – Instituto de Geociências
Roberto Andreani – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Carlos Roque Duarte Correia – Instituto de Química



RECONHECIMENTO DOCENTE PELA DEDICAÇÃO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO
Em sua segunda edição, o prêmio objetiva incentivar, valorizar e reconhecer atuações de docentes na Graduação. É conferido aos professores que se destacaram em suas atividades ao longo da carreira acadêmica junto à graduação. Um dos 22 premiados foi  Alberto Luis Francato, docente na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Ele recebeu o certificado de premiação do professor Jun Takahashi. Aos demais, a honraria foi entregue pela professora Tereza Atvars. ”Eu acho que é um prêmio importante que destaca a atuação do docente do ensino de graduação, ou seja, valoriza essa atividade. Nós já temos uma tradição em valorizar atividades de pesquisa e de extensão. Esse prêmio vem também valorizar a questão do ensino de graduação. Ele completa as atividades docentes no sentido de guiar os demais colegas que um dia também poderão recebê-lo”, disse, Francato.

Premiados
Luciano Alegretti Mercadante – Faculdade de Ciências Aplicadas
Eliana Martorano Amaral – Faculdade de Ciências Médicas
Márcia Maria Strazzacappa – Faculdade de Educação
Nilo Sérgio Sabbião Rodrigues – Faculdade de Engenharia de Alimentos
Mauro José Andrade Tereso – Faculdade de Engenharia Agrícola
Alberto Luiz Francato – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Peter Jurgen Tatsch – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Edson Duarte – Faculdade de Educação Física
Sérgio Tonini Button – Faculdade de Engenharia Mecânica
Maria Alvina Krähenbühl – Faculdade de Engenharia Química
Márcio Ajudarte Lopes – Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Luísa Andréia Gachet Barbosa – Faculdade de Tecnologia
Fernando Augusto de Almeida Hashimoto – Instituto de Artes
Luís Antônio Violin Dias Pereira – Instituto de Biologia
Cláudia Maria Bauzer Medeiros – Instituto de Computação
Ana Lúcia Gonçalves da Silva – Instituto de Economia
Paulo Sérgio de Vasconcellos – Instituto de Estudos da Linguagem
Fernando Antonio Lourenço – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
José Joaquín Lunazzi – Instituto de Física “Gleb Wataghin”
Celso Dal Ré Carneiro – Instituto de Geociências
Ary Orozimbo Chiacchio – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Edvaldo Sabadini – Instituto de Química

 

MÉRITO CIENTÍFICO - XXI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNICAMP - PIBIC
Outro prêmio entregue nesta segunda-feira foi de Mérito Científico do XXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp - Pibic, cujo evento ocorreu em setembro. 20 trabalhos foram selecionados para receber a honraria. Entre eles estava o Projeto de Ecologia “Preferência de oviposição da Mariposa Utheteisa ornatrix (Arctiidae). Testando duas hipóteses: “A mãe sabe o que é melhor” e “O efeito Hopkins”, de Daniela Maria Guedes. No estudo, Guedes trabalha a interação inseto-planta estudando o comportamento de uma Mariposa modulado por diversos compostos químicos. “Para mim foi muito importante receber esse prêmio. Eu tenho interesse em seguir a carreira científica. Isso é excelente! É um reconhecimento do meu trabalho”, disse.

Consulte a listagem com todos os premiados

 

INOVA UNICAMP DE INICIAÇÃO À INOVAÇÃO
A Unicamp também realizou a sexta edição do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação, evento que tem por objetivo valorizar alunos e docentes que desenvolveram pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade. O Prêmio Inova homenageou alunos e docentes das áreas Biológicas, Exatas e Tecnológicas. Além de serem presenteados com um kit da Agência de Inovação e certificados, os alunos bolsistas dos projetos selecionados receberão a bonificação de R$ 3 mil cada. Os orientadores também foram homenageados no evento. “O Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação visa valorizar e incentivar alunos e docentes que desenvolveram pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade. Ao longo de seis anos, já premiamos 36 alunos e 36 docentes da Unicamp por suas pesquisas inovadoras”, ressalta Mori. O diretor executivo da Inova também agradeceu aos envolvidos diretamente na seleção dos premiados – Carlos Alberto Fróes Lima, da KNBS; e Welbe Oliveira Bragança, da Exactgente, do comitê externo de avaliação; e Patrícia Leal Gestic – diretora de propriedade intelectual da Inova – e toda sua equipe, do comitê interno.

Para a aluna Juliana Biar Pereira, premiada pelo trabalho “Estudo dos efeitos do tratamento da leishmaniose experimental com moduladores de atividade de macrófagos” na área Biológica, o prêmio é estimulante aos alunos e docentes que se esforçam em suas pesquisas. “É muito gratificante ser reconhecida pelo trabalho e dar continuidade a ele. Com essa conquista, percebo ainda mais que o meu estudo de fármacos que tratam a leishmaniose experimental pode auxiliar a sociedade de forma direta e inovadora”, afirma.

Ao longo da cerimônia, também foram entregues os prêmios Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação e Mérito Científico Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Para a professora Ljubica Tasic, que foi homenageada no PIBIC e Prêmio Inova juntamente com a aluna Flávia Mesquita Cabrini pela tecnologia “Estudo e caracterização de proteínas aderidas à nanopartículas de prata produzidas biossinteticamente”, os prêmios foram grandes conquistas. “O reconhecimento nesta cerimônia nos mostra que é possível realizar pesquisas com excelência e engajar nossos alunos nessas atividades”.

O reitor José Tadeu Jorge finalizou a cerimônia ressaltando a relevância dos prêmios institucionais e a importância do reconhecimento, mérito, inovação e indissociabilidade que os permeia. Para ele, o Prêmio Inova destaca a produção concreta de produtos ou serviços para a sociedade em função do conhecimento. “Os quatro prêmios mostram que a Unicamp faz jus ao seu nome, unindo ensino, pesquisa e extensão, e estimula a evolução da humanidade para que todos tenham qualidade de vida mais adequada. Esta solenidade é uma forma de prestação de contas à sociedade, pois é um demonstrativo de como a universidade contribui com o desenvolvimento social e humano”, finalizou.

Com o propósito de criar um registro online dessa iniciativa feita pela Universidade e preservar a memória do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e de seus homenageados, a Inova Unicamp criou o site do Prêmio, que pode ser acessado no link.

Veja os premiados de 2013