Unicamp é 24ª em ranking da THE

05/12/2013 - 09:08

A Unicamp é a segunda universidade brasileira mais bem posicionada no novo ranking da publicação britânica Times Higher Education (THE), que avaliou as 100 melhores instituições de ensino superior do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) e de outras 17 economias emergentes, incluindo países latino-americanos como México e Chile. A primeira posição, entre as brasileiras, coube à USP. A Unicamp aparece no ranking em 24º lugar. A USP, que é a instituição latino-americana mais bem posicionada, aparece em 11º. A Universidade dos Andes, da Colômbia, vem na 17ª posição, e é a segunda latino-americana mais bem posicionada.

“O resultado do novo ranking da THE mostra o papel de destaque da Unicamp no contexto dos países emergentes e, em particular, na América Latina. Contudo, ainda temos um caminho a ser percorrido no sentido de que nosso desempenho acadêmico seja melhor expresso nos indicadores utilizados pelas organizações que elaboram os rankings de universidades. Os resultados globais desse ranking mostram que os países que têm feitos investimentos de grande porte nessa direção, como a China, têm obtido resultados expressivos“, disse  o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta.

A China é o país que domina o ranking, com quatro instituições entre as dez melhores. Em seguida vem a Turquia, com três universidades no topo da lista. Outros países que abrigam universidades entre as dez melhores são Taiwan, África do Sul e Rússia. Ao todo, há quatro instituições brasileiras no ranking. Além de USP e Unicamp constam a Universidade Federal do Rio de Janeiro (60º lugar) e a Unesp (87º).

De acordo com nota divulgada pelo THE, o ranking usa dos mesmos critérios adotados na elaboração da lista global de melhores universidades divulgada anualmente pela publicação. “Este é o primeiro ranking universitário a pôr as universidades num contexto econômico e local mais claro”, disse o editor de ranqueamentos da publicação, Phil Baty.