CGU abre as discussões para um
Plano de Segurança na Unicamp

04/12/2013 - 14:21

A Unicamp abre oficialmente nesta quinta-feira, dia  5, as discussões com a comunidade acadêmica para a construção de um Plano de Segurança na Universidade, no âmbito do “Programa Campus Tranquilo”. O primeiro seminário está sendo organizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e acontecerá no Centro de Convenções, a partir das 9 horas.

A expectativa é que as representações da comunidade estejam presentes no local, bem como professores, alunos e funcionários. “A ideia é promover uma discussão ampla e participativa, tanto é que reservamos os três auditórios do Centro de Convenções, além de acordamos com a RTV Unicamp a transmissão online do evento”, destaca o assessor da CGU, José Braga. Durante a programação, o coordenador geral da Universidade, professor Alvaro Penteado Crósta apresentará algumas informações já levantadas pela Prefeitura do campus em relação às áreas verdes, iluminação e outros elementos que darão subsídio às ações imediatas e aos debates futuros.

Além do primeiro seminário, que abrirá o debate sobre o Plano de Segurança na Universidade, a CGU já se organiza para, no início do próximo ano, promover reuniões abertas em cada unidade e órgãos da Universidade. Desta forma, explica Braga, "discutiremos o macro e acrescentaremos informações e propostas específicas de cada lugar. Todas as unidades e órgãos serão contemplados com as reuniões abertas”, garante.

O “Programa Campus Tranquilo” não se limita à questão da segurança. Outros pontos, como por exemplo, fluxo de pessoas, trânsito, estrutura física e espacial também serão tema de discussões. A segurança, no entanto, será o objetivo principal neste primeiro momento.

9 horas – Abertura
Professor Alvaro Penteado Crósta – Coordenador Geral da Universidade
Diretrizes gerais e metodologia de construção do “Programa Campus Tranquilo”

9h30 – Mesa 1: Segurança, policiamento e sociedade