Nied comemora 30

27/11/2013 - 17:21

José Armando Valente, coordenador do GGTE

Ítala D'Ottaviano, pró-reitora da PRPG

"Cheguei ao Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp quando ele tinha três anos e vivi aqui 27 anos da minha vida", relatava visivelmente emocionado João Vilhete Viegas d’Abreu, o diretor atual do núcleo durante celebração de seus 30 anos, no Centro de Convenções da Universidade. O Nied foi criado em 17 de maio de 1983. João Vilhete relembrou as três décadas de atividades do núcleo, realçando projetos inovadores para a área de educação. Os projetos Teleduc, Ambiente Lego-Logo, Dafe, Tidia-Ae, Time, E-Cidadania, XO, entre outros, foram  mencionados ao longo de sua fala (conheça os projetos).

João Vilhete se disse muito feliz por representar o Nied, que sempre se pautou por uma importante relação interna e externamente à Unicamp, juntamente a ministérios, secretarias de educação, prefeituras, escolas. Comentou que o Nied publicou quase duas dezenas de livros até aqui e tem procurado cumprir sua missão de construir e difundir conhecimento sobre relações entre a educação, a sociedade e a tecnologia. "Com a vontade de todos os seus coordenadores, chegamos mais longe para este núcleo ser o que é", pontuou.

Durante o evento, que ocorreu dentro do contexto do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, houve dois lançamentos de publicações acadêmicas: o livro intitulado Codesign de Redes Digitais, de autoria de Cecília Baranauskas, Maria Cecília Martins e José Armando Valente, abordando a criação de sistemas computacionais para pessoas comuns; e a revista eletrônica Tecnologia, Sociedade e Conhecimento, cujo número 1 traz nove artigos científicos de pesquisadores de renome internacional.

A professora Ítala D’Ottaviano, pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp e na cerimônia representando o reitor da Universidade José Tadeu Jorge, reconheceu as lutas e a coragem dos idealizadores e dos que continuaram a iniciativa do Nied, com seus projetos inovadores. Ela ressaltou que o núcleo tem grande projeção na OEA (Organização dos Estados Americanos) e em vários projetos da América Latina, onde são adotados. Disse ainda que acompanhou de perto a participação da professora Cecília, do professor Valente e de outros incentivadores quando era coordenadora de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). “Eles foram heroicos para garantir a continuidade desse núcleo e é instigante que tenhamos condições de propiciar para a educação brasileira 30 anos do seu trabalho, quando ainda nem se falava de iniciativas como essa.”

O atual coordenador da Cocen Jurandir Zullo parabenizou o Nied que, segundo ele, ao ser criado, passou a colaborar com os problemas da sociedade. “O Nied é um exemplo concreto de como é possível enfrentar problemas reais, conseguindo o feito de interligar várias áreas do conhecimento”, salientou.

Também um dos ex-coordenadores do Nied, o professor José Armando Valente recordou dois aspectos de suma importância para o desenvolvimento do Núcleo. O primeiro foi o seu papel nos cursos de graduação da Unicamp. “Começou atuando com as escolas mas, com o advento do Teleduc, expandiu seu trabalho para dentro da Universidade. Hoje 1.000 disciplinas usam as suas ferramentas”, afirmou.

O segundo aspecto foi a criação do GGTE (Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais), do qual é seu atual responsável. Esse grupo, contou, realiza fomento de tecnologias tanto na graduação quanto na pós-graduação. “Essa estratégia deve ser melhor explorada ainda, pois hoje o aluno que está presente na sala de aula também pode desenvolver atividades a distância. Essa experiência educacional é muito tênue e acontece de maneira híbrida”, garantiu. Ele acredita que esta se trata de uma área estratégica para o crescimento da Unicamp. “É preciso criarmos vetores para pensar como essas tecnologias podem colaborar no ensino superior”, comentou.