Bolsista do Pibic recebe prêmio
destaque na iniciação científica

27/11/2013 - 08:39

A aluna da Unicamp Flávia Pisani, do Instituto de Computação e bolsista do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), recebeu o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, em sua décima primeira edição. Seu relatório, orientado pelo professor Ricardo da Silva Torres, abordou a "Paralelização de algoritmo de reclassificação de resultados de recuperação de imagens baseada em conteúdo utilizando espaços contextuais". A cerimônia de entrega da distinção será realizada na próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), agendada para 2014 no Acre.

Neste ano, foram escolhidos três vencedores na categoria Bolsista de Iniciação Científica, dois na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica e uma instituição contemplada na categoria Mérito Institucional. Flávia Pisani obteve premiação como bolsista de iniciação científica na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Esse prêmio é concedido anualmente e visa contemplar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Pibic, que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

O relatório dela apresentou atividades desenvolvidas com o objetivo de melhorar o desempenho da implementação do algoritmo de reclassificação utilizando espaços contextuais a partir do uso de recursos de paralelização. A reclassificação é um método que busca aumentar a eficácia das classificações produzidas por um sistema de recuperação de imagens baseada em conteúdo (CBIR).

O trabalho diz respeito ao estudo da linguagem OpenCL e do algoritmo de reclassificação baseado em Contextual Spaces, assim como a configuração do ambiente de desenvolvimento e a criação e validação da implementação do algoritmo em C e OpenCL, seguidos da avaliação experimental e da escrita de trabalhos reportando os resultados obtidos.