Unicamp obtém mais
R$ 5,8 mi junto à Finep

26/11/2013 - 10:41

Alvaro Crósta: aprovação integral

A Unicamp obteve recursos da ordem de R$ 5,8 milhões para investimento na implantação e modernização da infraestrutura de pesquisa da Universidade. O montante foi liberado junto ao Proinfra, programa de infraestrutura da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência brasileira de fomento vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Metade dos recursos resulta de contrapartida da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A compensação da Unicamp, correspondente a 10% do total do valor, será destinada ao pagamento de despesas com recursos humanos - pesquisadores e funcionários da Universidade.

“Tivemos a aprovação integral dos nossos projetos. É a primeira vez que isso ocorre na Unicamp. Com isto, neste ano de 2013 temos um recurso Finep que é recorde em nosso histórico”, comemorou o coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta. Em setembro último ele havia anunciado a aprovação de outros R$ 7 milhões junto ao Proinfra, também voltados para a ampliação da infraestrutura de pesquisa da Unicamp. “O nosso recorde num único ano estava abaixo dos R$ 10 milhões. E este ano nós já ultrapassamos os 12,5 milhões”, calculou.

Projeto
Os recursos serão destinados, conforme o projeto, à implantação e modernização de infraestrutura de pesquisa nas áreas das ciências biológicas e ciências tecnológicas para projetos multiusuários.

Três subprojetos foram contemplados: “implantação e aperfeiçoamento da infraestrutura multiusuária de sistemas de comunicação na Unicamp”; “laboratório de pesquisa multiusuário sediado no Instituto de Biologia”; “equipamentos para sistemas de informação e comunicação, ciência dos materiais e monitoramento ambiental”.

O primeiro subprojeto permitirá a implantação de auditórios multiusuários e aquisição de equipamentos para a realização de videoconferências e transmissão de palestras e seminários. O segundo será destinado para a aquisição de equipamento de imagem para o Laboratório de Pesquisa Multiusuário sediado no Instituto de Biologia. O terceiro subprojeto obteve recursos para a aquisição de equipamento para pesquisa aplicada a ser desenvolvida na pós-graduação da Faculdade de Tecnologia (FT) e no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).