Cemeq, aos 30, é gestor de manutenção

26/11/2013 - 10:58

Parte do grupo de funcionários do Cemeq

O Centro para Manutenção de Equipamentos (Cemeq) da Unicamp completou 30 anos nesta segunda-feira, 25. Uma confraternização entre os funcionários, ex-funcionários, aposentados e representantes da reitoria lembrou a data antecipadamente, na última sexta-feira, 22. “O Cemeq é um órgão que nasceu para prestar serviços e, ao longo desses anos, tem procurado aprimorar seus trabalhos adequando suas demandas ao crescimento exponencial da universidade”, afirma o diretor associado Antônio Cesar Favaro.

Subordinado à Vice Reitoria Administrativa (Vrea), o Cemeq atua cada vez mais como um gestor de manutenção, segundo Favaro. São 12 mil atendimentos ao ano, boa parte solicitações na área de climatização, ou manutenção de aparelhos de ar condicionado. Além disso, os 80 funcionários trabalham na manutenção e atualização de equipamentos científicos e prestam consultorias técnicas para outras unidades.

“É um pessoal altamente qualificado e treinado com a maioria de engenheiros e técnicos com nível superior”, ressalta Favero. O Cemeq foi pioneiro na universidade no uso da web como plataforma para solicitação e acompanhamento de serviços. Outro trabalho importante é a manutenção de toda a rede de sonorização das reuniões do Consu – Conselho Universitário da Unicamp.

De acordo com o diretor associado hoje, também graças ao trabalho desenvolvido pela equipe, é feita a qualificação de equipamentos em processos licitatórios, permitindo à universidade a aquisição de produtos de qualidade adequados às necessidades dos usuários, como por exemplo, os de informática. “Enfim, são várias frentes de trabalho”, finaliza Favaro.