Programa de Avaliação da Graduação
recebe opiniões sobre segundo semestre

23/11/2013 - 07:48

Sérgio Leite e equipe do Programa de Avaliação da Graduação

As disciplinas de graduação e as condições gerais oferecidas nos cursos no segundo semestre de 2013 já podem ser avaliadas por meio do Programa de Avaliação da Graduação (PAG). Professores e alunos devem  se manifestar respondendo ao questionário disponível na página do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)²A coordenadora de Avaliação do EA², Mara Regina Lemes de Sordi, alerta para a importância da participação de docentes e estudantes, já que o PAG tem como objetivo identificar os principais aspectos do ensino de graduação. De acordo com a professora da Faculdade de Educação da Unicamp, a partir de manifestações sobre as disciplinas, é possível cotejar as fragilidades e as potencialidades para valorizar a aprendizagem e a docência. “Apesar de a adesão à avaliação ainda não ser tão expressiva em termos de quantidade de respostas (18%), a qualidade do conteúdo recebido tem servido de base para as várias discussões obre a graduação no EA²”, ressalta.

De acordo com Mara, os alunos se posicionam claramente sobre “erros” e “acertos” referentes a salas de aula, desempenho, infraestrutura das disciplinas, inclusive opinando sobre oque seria importante ou não para sua formação. O coordenador do EA², Sérgio Leite, também acentua a necessidade de intensificar e ampliar a participação dos quadros discente e docente no PAG. O PAG, segundo ele, não interfere diretamente nos cursos, mas promove ações que permitem abrir discussões sobre a graduação na Universidade. O olhar dos participantes ajuda a formar subsídios para políticas do próprio EA², segundo Leite.

Para a coordenadora de ensino do EA², Ana Rosa Sarti, o diferencial é que o PAG permite avaliar o sistema como um todo. A proposta do EA² é tocar a política a partir de trabalho coletivo interno. De acordo com a coordenadora de projetos, Beatriz Jansen Ferreira, na proposta de extrapolar a formação técnica para formar cidadãos, os estudantes são estimulados a frequentar disciplinas eletivas chamadas de atividades multidisciplinares. “A ideia é despertar na graduação o interesse em desenvolver projetos multidisciplinares.” No dia 28 de novembro, na reunião da Comissão Central de Graduação (CCG), serão apresentadas algumas propostas de projetos inspiradas em avaliações acumuladas desde o início do PAG.